Estresse Financeiro?

“Brigas sobre dinheiro são uma constante em sua família”? “Cada vez que se aproxima o início do mês e as contas começam a chegar pelo correio, os seus pais não conseguem dormir sossegados”. Está na hora da sua família ficar atenta, o estresse financeiro pode estar por perto.
Nos dias atuais, é quase impossível não ficarmos preocupados com o trabalho, a família e o dinheiro. Muitos são os fatores estressantes (ou estressores) na vida dos indivíduos.
Muitas pessoas sofrem com um sentimento de medo ou de incapacidade de lidar com situações financeiras futuras, como por exemplo: a incapacidade de pagar as contas, de realizar planos, de conseguir uma aposentadoria dígna, de proporcionar um estudo de qualidade aos filhos, de comprar a casa própria, entre outras.
Além disso, na sociedade de consumo em que vivemos, os indivíduos são cobrados constantemente para que adquiram bens; conquistem poder e status; para que alcancem sucesso e a tão sonhada segurança financeira.
O estresse financeiro pode prejudicar a saúde física e os relacionamentos sociais de uma pessoa. Você sabia que o estresse financeiro pode destruir casamentos? Pode diminuir a produtividade do empregado em seu trabalho? Além de abalar as amizades e a relação familiar?
Geralmente, as pessoas são afetadas pelo estresse financeiro devido à falta de dinheiro. Isso não quer dizer, que, toda pessoa com problemas em suas finanças sofrerá de estresse, pois cada indivíduo reage de maneira uma maneira diante das dificuldades.
Os motivos que levam ao estresse financeiro podem ser aditivos. Como por exemplo, uma pessoa que, continuamente, não consegue pagar as contas, ou que receba telefonemas frequentes dos credores. Tal característica, de recorrência de um mesmo fator durante certo período de tempo, pode desencadear efeitos psicológicos danosos à pessoa. Também se um mesmo problema relacionado às finanças ocorrer constantemente, ou se mais de uma dificuldade ocorrer simultaneamente, o estresse pode ser potencializado.
O estresse financeiro depende do estado psicológico de cada indivíduo, e de como ele reage a uma situação de falta de dinheiro. Já os fatores que podem colaborar para o aparecimento de um quadro de estresse financeiro são: um mesmo problema ocorrer continuamente e/ou vários problemas ocorrerem simultaneamente.
Fique atento!
Até o próximo!
FONTE:
GARMAN, E. T.; LEECH, I. E.; GRABLE, J. E. The negative impact of employee poor financial
behaviors on employers. Financial Counseling and Planning. 8(2), p.157-167, 1996.
KIM, J.; GARMAN, E. T. Financial stress, pay satisfaction, and workplace performance.
Compensations and Benefits Review, p.69-76, 2004.
KIM, J.; SORHAINDO, B.; GARMAN, E. T. Relationship between financial stress and wordplace
absenteeism of credit counseling clients. Journal of Family Economic Issues. v.27, p.458-478, 2006.