Estrangeiros reclamam de preços praticados no País

Mais de 5,67 milhões de estrangeiros visitaram o Brasil ao longo de 2012, mas nem todos voltaram para sua terra natal satisfeitos com alguns serviços encontrados no País. De acordo com o estudo Demanda Turística Internacional, divulgada nesta semana pelo Ministério do Turismo, os preços praticados foram os principais alvos de críticas de turistas, com grau de aprovação de 56,1%. Para se ter uma ideia, o mesmo indicador estava em 68,1% no ano de 2006.
Além dos preços, a telefonia, as rodovias, aeroportos e a sinalização apresentaram os menores índices de satisfação do estrangeiro, com 67,7%, 70%, 73% e 76,5%, respectivamente.
Em contrapartida, os melhores serviços avaliados são a hospitalidade do povo (97,7%), os sabores da gastronomia (95,5%) e a hospedagem (93,2%). Além disso, a intenção de retorno é quase absoluta: 95,7% dos visitantes internacionais pretendem voltar ao Brasil.
Os europeus são os turistas que mais permanecem no País, com tempo médio de 23,7 dias, mais que o dobro dos sul-americanos (10,7 dias). Os europeus são também os que mais gastam: os espanhóis ocupam a primeira posição (US$ 1.703), seguidos pelos portugueses (US$ 1.582) e franceses (US$ 1.509). Os Argentinos gastam em média US$ 648.
Ainda segundo o estudo, o gasto nas viagens de negócios é quase o dobro (US$ 1.599) das viagens de lazer (US$ 877). Os destinos mais visitados a lazer são Rio de Janeiro (29,6%), Florianópolis (18,1%) e Foz do Iguaçu (17,3%). Já as três cidades mais visitadas entre executivos estão São Paulo (48,3%), Rio de Janeiro (23,9%) e Curitiba (4,4%).
Em relação à hospedagem, a maioria dos turistas ainda se hospeda em hotéis (52,1%) e casas de amigos e parentes (27,4%).
Até o próximo!
FONTE: http://economia.uol.com.br