• Artigos
  • Livros
  • Cursos e Palestras
  • Eventos
  • Sobre Nós
  • Contato
Educa Financeira
  • Artigos
  • Livros
  • Cursos e Palestras
  • Eventos
  • Sobre Nós
  • Contato

Diversos

  • Home
  • Artigos
  • Diversos
  • Estatuto do Idoso x Finanças

Estatuto do Idoso x Finanças

  • Posted by Arethuza Helena Zero
  • Date 07/08/2021

Há quase dezoito anos em vigor, o Estatuto do Idoso tem o objetivo de assegurar saúde, lazer e bem-estar aos cidadãos brasileiros com 60 anos ou mais, que já contribuíram com o crescimento do país e que agora têm o direito de aproveitar a chamada “melhor idade”. Você sabia que dá para economizar e até mesmo manter em ordem as finanças na terceira idade com base em alguns direitos resguardados pelo Estatuto?

O problema é que muitos idosos não utilizam esse recurso por não conhecerem grande parte dos artigos.

A prática de esportes e lazer, por exemplo, consta no Estatuto. Além disso, o idoso também pode solicitar atendimento domiciliar, o que inclui internação caso ele não possa se locomover até um hospital. Outros pontos a serem observados são referentes à gratuidade em transportes intermunicipais e interestaduais, que é assegurada pelo Estatuto, e à declaração de imposto de renda, que dá direitos exclusivos aos idosos.

 

Estatuto do Idoso x Planejamento financeiro

Você sabia que dá, inclusive, para economizar e até mesmo manter em ordem as finanças na terceira idade com base em alguns direitos resguardados pelo Estatuto? Medicamentos gratuitos, especialmente os de uso continuado, oportunidades de acesso do idoso à educação e descontos de 50% em eventos culturais são alguns dos benefícios oferecidos aos idosos, mas não os únicos.

 

Conheça alguns deles:

Planos de saúde não podem aumentar o preço de suas mensalidades para as pessoas acima dos 60 anos, exceto os reajustes anuais causados pelos índices inflacionários;

Para os idosos acima dos 65 anos de idade, não aposentados e que comprovem alguns requisitos com relação à renda, o Estatuto também garante um benefício: a Assistência Social, que equivale ao pagamento de um salário mínimo, por tempo indeterminado;

Entidades de longa permanência (casas de repouso) filantrópicas não podem cobrar mais do que 70% do valor de qualquer benefício previdenciário para abrigar um idoso.

É muito importante se informar ao máximo sobre os artigos e fazer valer os seus direitos. O seu bem-estar e as suas finanças agradecem!

 

Acesse o Estatuto do Idoso clicando no link indicado abaixo:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.741.htm

 

Saiba mais: http://www.portalterceiraidade.com.br/dialogo_aberto/cidadania/banco_intermedium/coluna0009.htm

Até o próximo!

 

Comente com Facebook

Compartilhe:


Tag:60 anos, anos, contribuiu, direitos, Educação Financeira para crianças, estatuto, financeiro, idoso, nove, Planejamento, planos de saúde, vigor

Arethuza Helena Zero

Arethuza Helena Zero Cientista Social e Pedagoga, com Doutorado em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da UNICAMP, Mestrado em História Econômica (IE- UNICAMP), é autora de artigos e livros sobre educação financeira. Ministra cursos, workshops e palestras sobre o tema Educação Financeira para crianças, adolescentes, pais e educadores.

Previous post

Violência Financeira contra Pessoas Idosas
07/08/2021

Next post

Crédito Consciente - O que é e como usar?
19/08/2021

You may also like

educa-foto-49
Aposta esportiva não é investimento: entenda o motivo
15 janeiro, 2026
educa-foto-75
Um Natal de verdadeiras riquezas: Afeto, Consciência e Educação Financeira
25 dezembro, 2025
educa-foto-286
Não estudam, nem trabalham: Brasil tem mais jovens ‘nem-nem’ do que Argentina e Chile
21 agosto, 2024

Categorias

  • "Bê-á-bá"
  • Consumidor
  • Consumismo Infantil
  • Consumo
  • Consumo Consciente
  • Crédito Consciente
  • Crianças e Adolescentes
  • Crônica
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Dica do Mês
  • Dinheiro
  • Diversos
  • Economia
  • Educação Financeira
  • Empreendedorismo
  • Empresa
  • Eventos
  • Impostos
  • Inadimplência
  • Investimento
  • Mesada
  • Mulheres
  • Orçamento Familiar
  • Pais e Filhos
  • Peso no Bolso
  • Saúde Financeira
  • Vídeos
  • violência financeira e patrimonial

Últimos Artigos

Quer sair das dívidas? Veja 12 dicas para quitá-las e voltar ao controle financeiro
12ago2026
Adulto endividado não nasce pronto: a educação financeira começa na escola
11ago2026
Férias: Invista em Memórias
17jul2026

logo-eduma-the-best-lms-wordpress-theme

(19) 99702-0845

contato@educafinanceira.com.br

Informações

  • Artigos
  • Sobre Nós
  • Contato

Conteúdo

  • Educação Financeira
  • Pais e Filhos
  • Orçamento Familiar

Livros

  • Série Primeiros Passos
  • Para Escolas
  • Para Professores

Recomendados

  • Impostos
  • Dica do Mês
  • Economia

Desenvolvido por Ai9.

  • Mapa do site
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site e personalizar anúncios. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.