Entenda como funciona o mercado de dólar
Antes de abordar o assunto “dólar”, é preciso entender o conceito da taxa de câmbio. Câmbio é a relação de preços entre duas economias. Tem o objetivo de facilitar as transações comerciais entre os países.
Diariamente, o Banco Central divulga a média da taxa de câmbio que está sendo adotada no dia, tendo o dólar como moeda de referência.
TAXA
Como se define a taxa de câmbio?
A taxa de câmbio é flexível. Isso significa que ela é negociada livremente por quem compra e quem vende. O Banco Central divulga, todos os dias, uma média da taxa praticada entre os bancos (PTAX), mas ela serve apenas como referência.
Compra e Venda
A taxa de venda é o preço cobrado pela instituição, como o banco ou a casa de câmbio, para vender a moeda estrangeira. A taxa de compra é o preço que a instituição paga quando compra a moeda. Ou seja: ao comprar dólar para viajar, por exemplo, o consumidor vai pagar a taxa de venda ( o valor pelo qual o banco vende aquela moeda).
TIPOS DE DÓLAR
O que é dólar comercial?
O dólar comercial é o nome dado informalmente à cotação usada em importações e exportações. A cotação muda várias vezes ao dia.
O que é dólar turismo?
O dólar turismo é o nome dado informalmente à cotação usada na compra de dólar para viagem e para pagamento de tratamentos de saúde no exterior. Também muda várias vezes ao dia e costuma ser um pouco maior do que o dólar comercial.
O que é dólar paralelo?
Como o nome diz, é o dólar que circula em um mercado paralelo, não-oficial. É negociado por entidades ou pessoas que não têm autorização para vender a moeda. Essa negociação é considerada ilícita. A cotação do dólar paralelo costuma ser maior do que o dólar oficial.
INSTITUIÇÕES
Quem pode vender e comprar dólar?
Bancos, corretoras, agências de turismo e hotéis podem comprar e vender dólar no Brasil. A lista de agentes autorizados pode ser consultada no site do Banco Central.
Por que a cotação que pago é diferente daquelas divulgadas pelo Banco Central e pelos meios de comunicação?
A cotação divulgada oficialmente pelo Banco Central (PTAX) é apenas uma referência e não precisa ser, obrigatoriamente, usada pelas instituições que fazem a venda. Os meios de comunicação divulgam cotações cobradas na venda de moeda para viagem (dólar turismo) e em transações comerciais (comercial), mas as instituições cobram, em cima desses valores, uma taxa pelo serviço.
Uma mesma corretora pode cobrar cotações diferentes?
Sim. Como o dólar é livre no país, a corretora pode cobrar uma cotação para a venda por telefone, outra pela internet e outra em loja física, por exemplo.
IMPOSTOS
Quem compra dólar, carrega um cartão de débito ou faz pagamentos no cartão de crédito nessa moeda, no exterior ou via internet, precisa pagar IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre o valor. A alíquota varia de acordo com a forma de compra.
Moeda
O IOF é de 0,38% sobre o valor total da moeda comprada.
Cartão de débito
O IOF é de 6,38% sobre o valor total com que o cartão for carregado.
Cartão de crédito
O IOF é de 6,38% sobre o valor da compra feita em dólar. Se a compra for feita em outra moeda estrangeira, o valor será convertido para dólar e o cálculo será feito a partir dessa conversão.
Até o próximo!
FONTE: www.economia.uol.com.br
Tag:câmbio, cartão de crédito, cotação, dólar, dólar comercil, dólar pararelo, juros, moeda, turismo