Emissão de cheques sem fundos diminui

O número de cheques devolvidos por falta de fundos em relação ao total emitido atingiu, no mês de agosto, a proporção de 1,97%, ante 2% registrados em julho, informou a Serasa Experian. Esta foi a terceira queda consecutiva do indicador.
A parcela dos cheques devolvidos em agosto, porém, ficou acima do nível verificado em 2011, quando representava 1,88%. O acumulado de janeiro a agosto de 2012 (2,05%) também ficou acima do verificado no mesmo período de 2011 (1,93%).
Em números absolutos, no mês de agosto foram emitidos 79.673.376 documentos, dos quais 1.535.806 não tinham fundos.
Na avaliação dos economistas da Serasa, “a recente redução dos cheques devolvidos por falta de fundos ante os compensados decorre de condições mais favoráveis para que o consumidor administre suas dívidas, em um ambiente de juros baixos”. Também afirmaram em nota que, “como o consumidor está interessado em renegociar débitos e se reabilitar para tomar crédito, evita dar cheques sem fundos”.
O maior número de cheques sem fundos foi registrado na região Norte, no acumulado de janeiro a agosto. Foram 4,41% do total de documentos emitidos, sendo o estado de Roraima o campeão em devoluções, com 12,93% do total. Na outra ponta está a região Sudeste, com 1,63% de devoluções, tendo o estado de São Paulo registrado o menor porcentual no período (1,51%).
FONTE:
http://veja.abril.com.br
http://g1.globo.com
http://www.serasaexperian.com.br