• Artigos
  • Livros
  • Cursos e Palestras
  • Eventos
  • Sobre Nós
  • Contato
Educa FinanceiraEduca Financeira
  • Artigos
  • Livros
  • Cursos e Palestras
  • Eventos
  • Sobre Nós
  • Contato

Pais e Filhos

  • Home
  • Artigos
  • Pais e Filhos
  • Educação Financeira: parte da rotina

Educação Financeira: parte da rotina

  • Posted by Arethuza Helena Zero
  • Date 10/08/2013

 

Quando falamos em  educar financeiramente as crianças, não estamos dizendo que deva ser depositada nos pequenos uma preocupação que não deve ser deles. Mas é saudável que a discussão sobre dinheiro faça parte da rotina da família.

A discussão deve ocorrer de forma bem simples, para que os filhos possam colher, adiante, os frutos de uma vida bem sucedida e mais tranquila financeiramente. O convívio e as discussões familiares são fundamentais nesse processo.

O costume de poupar, por exemplo, pode ser repassado, mostrando que ao juntar um pouco de cada vez, com o tempo, se consegue ter recursos suficientes para comprar ou realizar algo que a criança tanto deseja.

Não devemos ensinar a criança apenas a guardar dinheiro, mas a guardar desejos e sonhos. Ela se sentirá muito mais motivada. E devemos explicar ainda que existem aqueles que podem ser realizados mais rápidos e outros não. Dessa forma, ela começa a ter a noção de prazos e também de planejamento.

Toda economia e, por consequência, uma poupança, deve ter uma proposta. Nesse ponto, traçar metas junto com os filhos é outro caminho que os pais podem seguir.

Assim, o entendimento de economia e planejamento ficará mais fácil. E, claro, utilizando sempre uma linguagem apropriada, compreensível e adequada a faixa etária. A conversa com um adolescente certamente vai ser diferente daquela que se tem com uma criança.

Até o próximo!

Saiba mais: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1299878

Comente com Facebook

Compartilhe:


Tag:convívio, Crianças, Dinheiro, discussão, Educação Financeira, Família, filhos, Pais, rotina

author avatar
Arethuza Helena Zero
Arethuza Helena Zero Cientista Social e Pedagoga, com Doutorado em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da UNICAMP, Mestrado em História Econômica (IE- UNICAMP), é autora de artigos e livros sobre educação financeira. Ministra cursos, workshops e palestras sobre o tema Educação Financeira para crianças, adolescentes, pais e educadores.

Previous post

Educação Financeira: despreparo dos pais dificulta
10/08/2013

Next post

Estatuto do Idoso x Finanças
11/08/2013

You may also like

Dicas para um Dia das Crianças sem consumismo
8 outubro, 2020
Levar ou não os filhos durante as compras?
26 agosto, 2020
Drible a chantagem emocional dos filhos
20 agosto, 2020

Categorias

  • "Bê-á-bá"
  • Consumidor
  • Consumismo Infantil
  • Consumo
  • Consumo Consciente
  • Crianças e Adolescentes
  • Crônica
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Dica do Mês
  • Dinheiro
  • Diversos
  • Economia
  • Educação Financeira
  • Empreendedorismo
  • Eventos
  • Impostos
  • Inadimplência
  • Investimento
  • Mesada
  • Orçamento Familiar
  • Pais e Filhos
  • Vídeos

Últimos Artigos

Educação Financeira Familiar: como organizar o orçamento da família
18nov2020
Dicas para não cair nas armadilhas da Black Friday
12nov2020
6 dicas para as compras durante a Black Friday
11nov2020

logo-eduma-the-best-lms-wordpress-theme

(19) 3090-1435

[email protected]

Informações

  • Artigos
  • Sobre Nós
  • Contato

Conteúdo

  • Educação Financeira
  • Pais e Filhos
  • Orçamento Familiar

Livros

  • Série Primeiros Passos
  • Para Escolas
  • Para Professores

Recomendados

  • Impostos
  • Dica do Mês
  • Economia

Desenvolvido por Ai9.

  • Mapa do site
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site e personalizar anúncios. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.Continuar e Fechar