Educação Financeira mostrou resultados positivos

Pesquisa realizada pelo Banco Mundial para avaliar o programa piloto de Educação Financeira nas escolas de Ensino médio no Brasil, que faz parte da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), mostrou resultados positivos.
Os alunos que participaram das aulas exibiram melhores hábitos de poupança e comportamento de consumo, em relação aos que não tiveram este conteúdo.
Entre os estudantes que tiveram as aulas, 63% poupam pelo menos uma parte de sua renda, em comparação com 59% dos demais alunos.
Também entre os participantes das aulas, 16% fazem uma lista de despesas mensais, ante 13% dos que integram o grupo que não recebeu o conteúdo de Educação Financeira.
Os alunos que tiveram as aulas também apresentaram uma média maior de intenção de poupar, que passou de 48 para 53. Com o projeto piloto, houve um aumento de 5% a 7% da proficiência financeira dos alunos.
Os resultados da pesquisa indicam que o Programa de Educação Financeira nas escolas aumentou o conhecimento, melhorou as atitudes e levou a mudanças no comportamento financeiro dos alunos.
Os alunos estão mais propensos a poupar e administrar suas despesas, conversar com os pais sobre questões financeiras e ajudar a organizar o orçamento familiar. Esses efeitos se mantiveram no curto e longo prazo, o que permite afirmar a sustentabilidade e longevidade do treinamento que receberam.
Para saber mais sobre a Estratégia de Educação Financeira (ENEF) acesse:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7397.htm
FONTE: