• Artigos
  • Livros
  • Cursos e Palestras
  • Eventos
  • Sobre Nós
  • Contato
Educa Financeira
  • Artigos
  • Livros
  • Cursos e Palestras
  • Eventos
  • Sobre Nós
  • Contato

Educação Financeira

  • Home
  • Artigos
  • Educação Financeira
  • Educação Financeira estará no currículo das escolas até 2020

Educação Financeira estará no currículo das escolas até 2020

  • Posted by Arethuza Helena Zero
  • Date 18/09/2019

Uma vida financeira saudável pressupõe uma consciência crítica em relação ao tema dinheiro, trabalho e consumo. Os hábitos de gastar e poupar aparentemente são familiares e simples. Mas, não são! Basta observarmos o contingente de endividados e inadimplentes no Brasil.

A educação financeira tem potencial para preparar os jovens para uma vida financeira sustentável, com bem-estar social e econômico.

A partir de 2020 a Educação Financeira será um dos temas transversais do Ensino Fundamental e o assunto, que antes era associado apenas à Matemática, poderá ser abordado em diferentes componentes ou em projetos que visam trabalhar habilidades socioemocionais e reforçar a conexão entre o ensino e a realidade das crianças.

Todas as escolas de Ensino Fundamental do país devem se adaptar às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A ideia é que os alunos aprendam sobre a finitude do dinheiro e adquiram competências que os levem a tomar decisões conscientes que permitam melhorar o bem-estar e o futuro.

A EducaFinanceira traz diversas orientações para a resolução de problemas dentro do contexto da Educação Financeira, favorecendo um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, psicológicas, políticas e econômicas sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro.

Apesar da obrigatoriedade que passa a valer a partir do fim do ano, a orientação não é nova, uma vez que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) já refletiam sobre a colaboração que a área tem a oferecer com foco na formação da cidadania. Dessa forma, o objetivo é incentivar que os alunos tenham capacidade de se posicionar de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais.

As mudanças estipuladas pela BNCC já estão aprovadas e entrando em vigor para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, dessa forma, tanto as escolas públicas quanto as privadas terão até o fim do ano para implementar todas as alterações exigidas.

Para funcionar, a disciplina deverá ser abordada principalmente em Matemática e Ciências da Natureza, podendo aparecer em outras matérias como História, por exemplo, mostrando o surgimento do dinheiro e sua função na sociedade, o consumo em diferentes momentos históricos, entre outros.

Até o próximo!

Comente com Facebook

Compartilhe:


Arethuza Helena Zero

Arethuza Helena Zero Cientista Social e Pedagoga, com Doutorado em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da UNICAMP, Mestrado em História Econômica (IE- UNICAMP), é autora de artigos e livros sobre educação financeira. Ministra cursos, workshops e palestras sobre o tema Educação Financeira para crianças, adolescentes, pais e educadores.

Previous post

6 ideias de atividades para fazer com seu pai no Dia dos Pais
18/09/2019

Next post

A importância da Educação Financeira nas escolas
29/09/2019

You may also like

educa-foto-295
Educação financeira nas escolas: um aprendizado para a vida
31 agosto, 2026
educa-foto-102
Adulto endividado não nasce pronto: a educação financeira começa na escola
11 agosto, 2026
educa-foto-235
Copa do Mundo: emoção em campo e consciência fora dele
9 junho, 2026

Categorias

  • "Bê-á-bá"
  • Consumidor
  • Consumismo Infantil
  • Consumo
  • Consumo Consciente
  • Crédito Consciente
  • Crianças e Adolescentes
  • Crônica
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Dica do Mês
  • Dinheiro
  • Diversos
  • Economia
  • Educação Financeira
  • Empreendedorismo
  • Empresa
  • Eventos
  • Gamificação
  • Impostos
  • Inadimplência
  • Investimento
  • Mesada
  • Mulheres
  • Orçamento Familiar
  • Pais e Filhos
  • Peso no Bolso
  • Saúde Financeira
  • Vídeos
  • violência financeira e patrimonial

Últimos Artigos

O que a criança aprende no jogo e leva para a vida
31ago2026
Educação Financeira em modo jogo
31ago2026
Educação financeira nas escolas: um aprendizado para a vida
31ago2026

logo-eduma-the-best-lms-wordpress-theme

(19) 99702-0845

contato@educafinanceira.com.br

Informações

  • Artigos
  • Sobre Nós
  • Contato

Conteúdo

  • Educação Financeira
  • Pais e Filhos
  • Orçamento Familiar

Livros

  • Série Primeiros Passos
  • Para Escolas
  • Para Professores

Recomendados

  • Impostos
  • Dica do Mês
  • Economia

Desenvolvido por Ai9.

  • Mapa do site
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site e personalizar anúncios. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.