Educação Financeira estará no currículo das escolas até 2020
Uma vida financeira saudável pressupõe uma consciência crítica em relação ao tema dinheiro, trabalho e consumo. Os hábitos de gastar e poupar aparentemente são familiares e simples. Mas, não são! Basta observarmos o contingente de endividados e inadimplentes no Brasil.
A educação financeira tem potencial para preparar os jovens para uma vida financeira sustentável, com bem-estar social e econômico.
A partir de 2020 a Educação Financeira será um dos temas transversais do Ensino Fundamental e o assunto, que antes era associado apenas à Matemática, poderá ser abordado em diferentes componentes ou em projetos que visam trabalhar habilidades socioemocionais e reforçar a conexão entre o ensino e a realidade das crianças.
Todas as escolas de Ensino Fundamental do país devem se adaptar às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A ideia é que os alunos aprendam sobre a finitude do dinheiro e adquiram competências que os levem a tomar decisões conscientes que permitam melhorar o bem-estar e o futuro.
A EducaFinanceira traz diversas orientações para a resolução de problemas dentro do contexto da Educação Financeira, favorecendo um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, psicológicas, políticas e econômicas sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro.
Apesar da obrigatoriedade que passa a valer a partir do fim do ano, a orientação não é nova, uma vez que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) já refletiam sobre a colaboração que a área tem a oferecer com foco na formação da cidadania. Dessa forma, o objetivo é incentivar que os alunos tenham capacidade de se posicionar de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais.
As mudanças estipuladas pela BNCC já estão aprovadas e entrando em vigor para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, dessa forma, tanto as escolas públicas quanto as privadas terão até o fim do ano para implementar todas as alterações exigidas.
Para funcionar, a disciplina deverá ser abordada principalmente em Matemática e Ciências da Natureza, podendo aparecer em outras matérias como História, por exemplo, mostrando o surgimento do dinheiro e sua função na sociedade, o consumo em diferentes momentos históricos, entre outros.
Até o próximo!