• Artigos
  • Livros
  • Cursos e Palestras
  • Eventos
  • Sobre Nós
  • Contato
Educa Financeira
  • Artigos
  • Livros
  • Cursos e Palestras
  • Eventos
  • Sobre Nós
  • Contato

Dinheiro

  • Home
  • Artigos
  • Dinheiro
  • Dinheiro é limitado

Dinheiro é limitado

  • Posted by Arethuza Helena Zero
  • Date 24/09/2022

Idas ao shopping, compras, passeios, figurinhas da Copa do Mundo, games… enfim, a lista de compra do adolescente parece infinita. E, para eles, parece também que o dinheiro não tem fim.

Se a opção é dar um cartão de crédito adicional ao filho adolescente, é bom ficar atento. Em primeiro lugar: muitos especialistas não recomendam essa prática, pois ela incentiva o consumismo e a perda de controle financeiro.

Se seu filho já tem ou terá em breve um cartão de crédito, converse com ele de maneira muito clara, enfatize que a compra no cartão não sai de graça e que, no final do mês, a fatura precisa ser paga. O ideal, inclusive é pagá-la integralmente. O diálogo e o limite de valores e do que pode se comprado devem estar sempre juntos nesse processo.

Mostre também que, se o valor total da fatura não for pago, haverá a cobrança de juros, que são muito altos. Estabeleça QUEM vai pagar a fatura (você ou ele, com a mesada que recebe).

É fundamental que você mostre o limite financeiro da família: há uma renda mensal, que é o salário e ganhos dos pais, destinada a vários gastos de rotina. Explique isso, claramente, ao seu filho.

Além disso, é necessário priorizar coisas, escolher o que se vai comprar e saber que sempre há um limite nas despesas. A relação saudável com o dinheiro implica saber planejar, saber gastar, saber que é necessário fazer escolhas e aprender a poupar, pois os recursos financeiros não são infindáveis.

Cartão de crédito não é dinheiro! É importante você orientar o seu filho quanto ao uso do cartão, adolescentes já possuem grande tendência ao consumo e não possuem um senso de responsabilidade ainda muito apurado.

Até o próximo!

Comente com Facebook

Compartilhe:


Tag:adolescente, cartão de crédito, Consumo Consciente, Dinheiro, Educação Financeira, filhos, Gastos, Pais

Arethuza Helena Zero

Arethuza Helena Zero Cientista Social e Pedagoga, com Doutorado em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da UNICAMP, Mestrado em História Econômica (IE- UNICAMP), é autora de artigos e livros sobre educação financeira. Ministra cursos, workshops e palestras sobre o tema Educação Financeira para crianças, adolescentes, pais e educadores.

Previous post

Educação financeira: como ensinar importância do tema para as crianças
24/09/2022

Next post

Levar ou não os filhos durante as compras?
24/09/2022

You may also like

educa-foto-273
Quer sair das dívidas? Veja 12 dicas para quitá-las e voltar ao controle financeiro
12 agosto, 2026
educa-foto-289
Procon-SP aponta variação de quase 280% no preço de material escolar
6 janeiro, 2026
educa-foto-276
Comece o ano no controle: estratégias inteligentes para vencer as despesas de Janeiro
2 janeiro, 2026

Categorias

  • "Bê-á-bá"
  • Consumidor
  • Consumismo Infantil
  • Consumo
  • Consumo Consciente
  • Crédito Consciente
  • Crianças e Adolescentes
  • Crônica
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Dica do Mês
  • Dinheiro
  • Diversos
  • Economia
  • Educação Financeira
  • Empreendedorismo
  • Empresa
  • Eventos
  • Impostos
  • Inadimplência
  • Investimento
  • Mesada
  • Mulheres
  • Orçamento Familiar
  • Pais e Filhos
  • Peso no Bolso
  • Saúde Financeira
  • Vídeos
  • violência financeira e patrimonial

Últimos Artigos

Quer sair das dívidas? Veja 12 dicas para quitá-las e voltar ao controle financeiro
12ago2026
Adulto endividado não nasce pronto: a educação financeira começa na escola
11ago2026
Férias: Invista em Memórias
17jul2026

logo-eduma-the-best-lms-wordpress-theme

(19) 99702-0845

contato@educafinanceira.com.br

Informações

  • Artigos
  • Sobre Nós
  • Contato

Conteúdo

  • Educação Financeira
  • Pais e Filhos
  • Orçamento Familiar

Livros

  • Série Primeiros Passos
  • Para Escolas
  • Para Professores

Recomendados

  • Impostos
  • Dica do Mês
  • Economia

Desenvolvido por Ai9.

  • Mapa do site
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site e personalizar anúncios. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.