Dicas para não cair na “black fraude”
Antes de ir às compras, não deixe de conferir as dicas a seguir:
1- Pesquise bastante
Item mais lembrado por especialistas, é sempre necessário frisar que é preciso pesquisar. Para ter resultados mais completos, vale utilizar todos os indicadores de preço possíveis como encartes, prints de telas e sites comparadores de preço;
2- Perigo na internet
É no campo virtual que a Black Friday oferece muitas ofertas e também grandes riscos. Por isso, antes de confirmar o pagamento, analise a reputação e procedência das lojas virtuais. Também é importante verificar se a empresa possui CNPJ, canal de relacionamento com o consumidor e como ela se compromete em sua Política de Privacidade no que tange a guarda de seus dados pessoais.
3- Veja as opiniões sobre o produto
Ainda na internet, uma boa dica é analisar os comentários de outros compradores sobre o produto e a empresa.
4- Segurança na rede
Outra grande armadilha são e-mails de promoções encaminhados por fraudadores, que pedem dados pessoais, tais como CPF, RG e endereço em sites. Assim, para que não caia neste perigo, baixe aplicativos oficiais das lojas, fuja de sites não confiáveis, verifique na barra de endereço de seu navegador a presença do “https”, o que indica um site seguro.
Instale antivírus em seu computador, desconfie de lojas virtuais com apenas um número de celular, e dê preferência a estabelecimentos indicados por amigos e familiares.
Por fim, não compre em computadores públicos, pois estes podem conter softwares malignos e não seguros, o que poderia possibilitar a utilização fraudulenta de dados bancários e pessoais.
5- Observe o estado do produto
Em lojas físicas, é preciso prestar atenção no estado do produto. Também é necessário verificar se o mesmo foi vendido de forma completa e, se possível, testar o produto no próprio estabelecimento. Na compra de produtos perecíveis, confira a data de validade dos mesmos como forma de garantir um consumo seguro e sem riscos.
6- Atenção aos prazos e documentos
Certifique-se sempre acerca das condições e prazos de envio e entrega das mercadorias que não foram entregues no momento da compra. Faça um print das telas que comprovem as etapas da compra e pagamento, além da propaganda e anúncios de descontos. Exija sempre a nota fiscal, pois ela será a garantia em caso de troca ou defeito.
7- Desconfie de descontos muito altos
Caso perceba descontos desproporcionais e absurdos, quer em lojas físicas, quer em lojas virtuais, é sempre bom desconfiar, haja vista poder se tratar de uma fraude.
FONTE: http://www.atarde.uol.com.br