Diálogo é a chave para o consumo responsável

Embora o maior acesso à informação por meio da internet e das redes sociais despertem as crianças mais cedo para o consumo, cabe aos pais estimular os filhos a economizar, antecipando também a educação financeira dos pequenos consumidores.
Especialistas indicam o diálogo como a melhor forma para mostrar aos filhos que existem outros gastos prioritários relativos à habitação, alimentação, saúde e educação, por exemplo. Estabelecer limites é outro ponto fundamental.
Aos 8 anos de idade, Ricardo Filho, mostra que sabe exatamente o que quer e não lhe faltam argumentos para persuadir a mãe, a contadora Delara Cavalcante, que, apesar de não inibir a iniciativa do garoto, sabe como convencê-lo por meio do diálogo. “Nossa negociação é sempre na base da relação de amizade”, afirma Delara.
Inteligente, o menino, que cursa o terceiro ano do ensino fundamental em um colégio particular de Fortaleza, propôs a mãe vender o seu videogame, que segundo ela custa em torno de R$ 800,00, para dar entrada num game mais avançado. E as prestações, ela assumiria como seu presente do Dia da Criança.
Depois de elogiá-lo pela ideia, ela explicou que no momento não tem condições de comprar o novo brinquedo. “Expliquei que agora, nesse Dia da Criança, o máximo que eu poderia desembolsar para comprar o presente dele é R$ 200,00. Então ele entendeu que o novo game ficaria para depois”, diz.
Até o próximo!
Saiba mais: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1325142
Tag:acesso, Crianças, diálogo, economizar, Educação Financeira, estimular, filhos, informações, Pais