Dia dos Namorados: romantismo sem dívidas

O comércio está celebrando a aproximação de uma data que aquece não apenas os corações, mas, as vendas. Estamos no período em que as propagandas se enchem de corações e cupidos, uma data cheia de expectativa para os casais, principalmente os que se formaram recentemente: O Dia dos Namorados, comemorado no Brasil em 12 junho.
Falar sobre planejamento financeiro no “Dia dos Namorados” foge do tradicional roteiro romântico que cerca a data, não é verdade?
Apesar do disparate, a conversa sobre o assunto deve ser considerada desde os primórdios do relacionamento.
A escolha do presente é um detalhe muito importante. Não se recomenda tentar impressionar com um presente com o valor superior a algo que compraria para você ou sua família. Para muitos, impressionar é importante, faz parte da conquista, sobretudo no início do relacionamento.
Atenção! O romantismo pode acabar, se você se endividar para agradar o namorado ou namorada.
A seguir, destacaremos algumas dicas para implantar o planejamento financeiro na vida a dois tanto durante o namoro, quanto após o casamento:
FALE SOBRE FINANÇAS
Falar sobre dinheiro continua sendo um tabu para muitas pessoas. Então, como falar sobre o assunto com o seu amor logo no início do relacionamento?
A comunicação é fundamental para o casal construir uma vida financeira sólida.
E como fazer?
Você pode tentar contar uma história que vivenciou ou de outra pessoa que envolva dinheiro. Se a pessoa continuar a conversa, será mais fácil para você saber a sua opinião sobre dinheiro, seus sonhos e objetivos.
PERFIL FINANCEIRO
Conheça o perfil financeiro de cada um. Um pode ter o perfil mais econômico, outro mais investidor ou mais compulsivo.
ORÇAMENTO
O orçamento possibilitará que o casal atinja seus sonhos e objetivos. É muito importante colocar na ponta do lápis quanto cada um ganha, o que desejam fazer, se farão juntos ou separados, por exemplo.
PLANEJAMENTO
O casal precisa estabelecer claramente quais são as prioridades de cada um. Por isso, é importante traçar um planejamento para realizar cada uma delas juntos ou separados, dependendo do que são.
Trace um planejamento junto com o parceiro pontuando metas e prazos para atingi-las. Se o objetivo é poupar para uma viagem, ainda que pequena, comemore as conquistas que atingiram juntos.
INFIDELIDADE FINANCEIRA
Ser honesto e fiel com seu companheiro também é uma regra na vida financeira a dois.
Muitos relacionamentos acabam por causa da infidelidade financeira. Um não fala para o outro quanto ganha, não avisa sobre um bônus ou prêmio que recebeu, compra produtos escondido.
PESQUISA
Pesquisem juntos opções de entretenimento e lazer e busquem sempre a opção que cabe no bolso do casal. Às vezes, uma opção mais barata pode trazer a mesma experiência do que a outra mais cara que o parceiro está sugerindo. Por isso, pesquisem juntos e conversem bastante antes de tomarem qualquer decisão. Para poupar, não é preciso se privar de nada, deixar o romantismo ou de presentear.
FUTURO
Vão casar-se, comprar uma casa ou ter filhos? Todas essas realizações exigem um planejamento financeiro conjunto. Coloquem tudo no papel e estabeleça um prazo. Veja qual o custo de tudo e quanto cada um está disposto a colaborar e quais economias podem fazer para realizar esses objetivos.
Aproveitem essa data para ser o início de uma caminhada para a prosperidade financeira de um casal.
Viva o seu amor!
Acumule boas lembranças e não dívidas comprando presentes.
O seu amor não tem preço!
Feliz Dia dos Namorados!
FONTE: https://renda-extra.r7.com/