Dia das Mães: Dicas para ganhar dinheiro na data, mesmo na quarentena

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes no calendário do varejo nacional. Tanto é que associações de comércio chegaram a discutir o seu adiamento, por conta da pandemia do novo coronavírus. No entanto, até o momento, a data segue marcada para o tradicional segundo domingo de maio, que neste ano cai no dia 10.
Com a maior parte das pessoas em distanciamento social, o empreendedor que quer oferecer produtos para a data precisa ser criativo e apostar em novas estratégias para ganhar dinheiro. O storytelling (contar uma história) e o apelo emocional deverão pesar na decisão de compra neste ano:
É preciso se colocar no lugar do cliente: muitos estarão restritos, sem contato com a mãe, sem os familiares por perto. O presente precisa ajudar a contar essa história e reduzir a distância.
Faça você mesmo
Mais do que produtos industrializados, os itens artesanais devem ter mais apelo nessa data. Tanto os que serão feitos pelos próprios filhos, quanto os que serão vendidos e personalizados com mensagens.
– Isso passa por chocolate artesanal, uma roupa, algo que traga uma experiência para a mãe, que conte uma história quando ela usar. Qual o tema do produto? É amor, paciência, saudade, história de uma família? Dê um tema para sua campanha, e conte uma história por trás do produto que quer oferecer, acrescentando que a divulgação pode ser feita por redes sociais e aplicativos de mensagens.
– O empreendedor pode considerar trabalhar com lembranças, vídeos, produtos alimentícios, flores ou outras opções que tiverem um apelo artesanal.
– Pode montar uma cesta de café da manhã, por exemplo, com produtos feitos na região, para valorizar o comércio local, acompanhado de uma interação, que pode ser por vídeo ou mensagem personalizada. Tudo isso tem um valor simbólico muito grande e se torna um diferencial.
Seja criativo
Para se diferenciar, aposte em itens que possam incrementar o presente e aproximar as pessoas:
– O vídeo pode ser gravado pelo filho e preparado pelo empreendedor para envio via QRCode ou pelo WhatsApp, em vez de um cartão, por exemplo. Como empresa, precisamos pensar além dos produtos.
– Criatividade não tem limite e não precisa ser algo completamente disruptivo, pode ser simples!
Precificação
Tenha em mente que o valor do produto precisa cobrir os gastos, mas não pode ter uma margem muito alta nesse momento. Boa parte da população foi afetada pela queda de renda e desemprego e resistirá mais do que o comum a comprar algo nesse período.
– Pense em quem vai comprar, na renda dessa pessoa e no poder de compra que ela tem neste momento. Analise o preço trabalhado pelos concorrentes e faça um mapeamento dos custos de produção ou do serviço prestado
Logística
No Dia das Mães na quarentena, o produto certamente precisará ir até a casa da cliente. Logo, o empreendedor terá de pensar em formas de entrega. Para superar esse desafio, a venda pode acontecer na própria região do empreendedor:
– Avalie o risco de fazer a entrega pessoalmente. Uma opção pode ser considerar serviços de entrega locais ou dos próprios Correios, que estão ativos. O especialista ainda sugere que O empreendedor pode priorizar soluções que permitam a rastreabilidade da entrega.
– Verifique se na sua cidade há empresas de aplicativos e incentivos para pequenas empresas ou até pessoas físicas neste momento. E lembre-se de que qualquer custo extra precisa estar no valor do produto.
Feliz Dia das Mães!
FONTE: https://oglobo.globo.com/
Tag:2020, dia das mães, dicas, Dinheiro, Educação Financeira, ganhar, pandemia, quarentena