“Dia das Crianças”: o melhor presente é a presença!
O “Dia das Crianças” já está próximo, data em que cresce o consumo de produtos infantis e, consequentemente, os gastos muitas vezes não planejados. Mas o que fazer quando não se tem uma reserva de capital para um dia tão especial?
Nesse caso, é fundamental prudência, evitar gastos desnecessários e excessivos. Assim, se a condição financeira da família não for favorável, o ideal é ter uma conversa franca com as crianças, buscando mostrar a importância dela para a família e encontrando algo que ela deseja dentro da realidade financeira do momento.
Essa conversa, chamará a atenção da criança para que perceba que aquilo que ela viu em uma propaganda, por exemplo, pode não ser necessário como ela imaginava.
Uma boa dica para economizar é trocar o presente pela realização de um passeio. Esse momento que a família passa junto pode valer muito mais que um objeto comprado. A viagem ou o passeio ficam na memória da criança, além de contribuírem para a ampliação do conhecimento e experiência de vida.
Reforço que, quem não planejou a compra de presentes para o “Dia das Crianças” deve encontrar opções que não comprometam ainda mais o orçamento familiar. Certamente, para a criança, o melhor presente é a presença da família.
Há muitas datas especiais para que as crianças recebam presentes. Se não foi possível a compra do que ela desejava nesse momento, se prepare para comprar algo que a agrade mais em seu aniversário ou no Natal.
Se a situação financeira não está tão complicada e a família optou pela compra de um presente, antes da aquisição do produto são necessárias duas atitudes: a realização de pesquisas de preços e uma análise das melhores formas de pagamento. Além disso, é fundamental analisar se o presente não trará custos extras para a família ou mesmo para a criança.
A maioria das pessoas ainda não percebeu a importância de saber conversar sobre o tema dinheiro em nosso cotidiano e o “Dia das Crianças” é uma ótima oportunidade de mostrar para os pequenos como fazer isso! Cada vez mais cedo, as crianças estão expostas ao mundo das finanças pessoais. Seja na escolinha, em casa ou mesmo na rua com os amigos, o dinheiro já é parte fundamental de suas vidas.
E lembre-se, neste “Dia das Crianças”, ofereça ao seu filho o melhor presente que ele poderia ganhar: a sua presença!
Feliz Dia das Crianças!