• Artigos
  • Livros
  • Cursos e Palestras
  • Eventos
  • Sobre Nós
  • Contato
Educa Financeira
  • Artigos
  • Livros
  • Cursos e Palestras
  • Eventos
  • Sobre Nós
  • Contato

Educação Financeira

  • Home
  • Artigos
  • Educação Financeira
  • “Dia das Crianças”: o melhor presente é a presença!

“Dia das Crianças”: o melhor presente é a presença!

  • Posted by Arethuza Helena Zero
  • Date 11/10/2023

O “Dia das Crianças” já está próximo, data em que cresce o consumo de produtos infantis e, consequentemente, os gastos muitas vezes não planejados. Mas o que fazer quando não se tem uma reserva de capital para um dia tão especial?

Nesse caso, é fundamental prudência, evitar gastos desnecessários e excessivos. Assim, se a condição financeira da família não for favorável, o ideal é ter uma conversa franca com as crianças, buscando mostrar a importância dela para a família e encontrando algo que ela deseja dentro da realidade financeira do momento.

Essa conversa, chamará a atenção da criança para que perceba que aquilo que ela viu em uma propaganda, por exemplo, pode não ser  necessário como ela imaginava.

Uma boa dica para economizar é trocar o presente pela realização de um passeio. Esse momento que a família passa junto pode valer muito mais que um objeto comprado. A viagem ou o passeio ficam na memória da criança, além de contribuírem para a ampliação do conhecimento e experiência de vida.

Reforço que, quem não planejou a compra de presentes para o “Dia das Crianças” deve encontrar opções que não comprometam ainda mais o orçamento familiar. Certamente, para a criança, o melhor presente é a presença da família.

Há muitas datas especiais para que as crianças recebam presentes. Se não foi possível a compra do que ela desejava nesse momento, se prepare para comprar algo que a agrade mais em seu aniversário ou no Natal.

Se a situação financeira não está tão complicada e a família optou pela compra de um presente, antes da aquisição do produto são necessárias duas atitudes: a realização de pesquisas de preços e uma análise das melhores formas de pagamento. Além disso, é fundamental analisar se o presente não trará custos extras para a família ou mesmo para a criança.

A maioria das pessoas ainda não percebeu a importância de saber conversar sobre o tema dinheiro em nosso cotidiano e o “Dia das Crianças” é uma ótima oportunidade de mostrar para os pequenos como fazer isso! Cada vez mais cedo, as crianças estão expostas ao mundo das finanças pessoais. Seja na escolinha, em casa ou mesmo na rua com os amigos, o dinheiro já é parte fundamental de suas vidas.

E lembre-se, neste “Dia das Crianças”, ofereça ao seu filho o melhor presente que ele poderia ganhar: a sua presença!

Feliz Dia das Crianças!

 

 

Comente com Facebook

Compartilhe:


Tag:compra, Dia das Crianças, Dinheiro, filhos educação financeira, Gastos, Pais, presente

Arethuza Helena Zero

Arethuza Helena Zero Cientista Social e Pedagoga, com Doutorado em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da UNICAMP, Mestrado em História Econômica (IE- UNICAMP), é autora de artigos e livros sobre educação financeira. Ministra cursos, workshops e palestras sobre o tema Educação Financeira para crianças, adolescentes, pais e educadores.

Previous post

10 dicas para economizar no presente para o "Dia das Crianças"
11/10/2023

Next post

Violência patrimonial e financeira contra pessoas Idosas
26/10/2023

You may also like

educa-foto-102
Adulto endividado não nasce pronto: a educação financeira começa na escola
11 agosto, 2026
educa-foto-235
Copa do Mundo: emoção em campo e consciência fora dele
9 junho, 2026
educa-foto-251
Dia dos Namorados: o amor vale mais que qualquer presente
9 junho, 2026

Categorias

  • "Bê-á-bá"
  • Consumidor
  • Consumismo Infantil
  • Consumo
  • Consumo Consciente
  • Crédito Consciente
  • Crianças e Adolescentes
  • Crônica
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Dica do Mês
  • Dinheiro
  • Diversos
  • Economia
  • Educação Financeira
  • Empreendedorismo
  • Empresa
  • Eventos
  • Impostos
  • Inadimplência
  • Investimento
  • Mesada
  • Mulheres
  • Orçamento Familiar
  • Pais e Filhos
  • Peso no Bolso
  • Saúde Financeira
  • Vídeos
  • violência financeira e patrimonial

Últimos Artigos

Quer sair das dívidas? Veja 12 dicas para quitá-las e voltar ao controle financeiro
12ago2026
Adulto endividado não nasce pronto: a educação financeira começa na escola
11ago2026
Férias: Invista em Memórias
17jul2026

logo-eduma-the-best-lms-wordpress-theme

(19) 99702-0845

contato@educafinanceira.com.br

Informações

  • Artigos
  • Sobre Nós
  • Contato

Conteúdo

  • Educação Financeira
  • Pais e Filhos
  • Orçamento Familiar

Livros

  • Série Primeiros Passos
  • Para Escolas
  • Para Professores

Recomendados

  • Impostos
  • Dica do Mês
  • Economia

Desenvolvido por Ai9.

  • Mapa do site
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site e personalizar anúncios. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.