Cuidar para durar!
Reaproveitar o material escolar usado no ano anterior é muito mais que uma maneira de economizar dinheiro! É ensinar as crianças a fazerem uso racional dos recursos naturais.
Conversar com a criança sobre a importância social e ambiental de reutilizar de forma criativa os produtos, contribui para a formação de cidadãos conscientes.
Trocar, doar e compartilhar são formas de promover o consumo consciente e a sustentabilidade, além de contribuir para que pais, alunos e professores reflitam sobre o consumo, cidadania, desperdício, utilização de recursos naturais, lixo e meio ambiente.
Para garantir a durabilidade de certos itens e seu consequente reaproveitamento, alguns cuidados básicos devem ser tomados ao longo do ano letivo. Mochilas e estojos, por exemplo, devem ser limpos com frequência.
Dessa forma, os materiais que estão dentro deles também vão ficar limpos. Outra dica é manter tudo organizado: lápis nos estojos, livros encapados, colas e tintas tampadas. Assim, será bem mais fácil garantir que estejam em boas condições de uso e sejam conservados por mais tempo.
Com cadernos, lápis, estojos e outros materiais escolares em bom estado, é só soltar a criatividade e customizá-los, para que fiquem com aparência de novos e – mais que isso – personalizados. Para ajudar, seguem algumas dicas para pais, familiares e professores trabalharem com crianças e jovens:
Cadernos com folhas em branco
A primeira sugestão é retirar as folhas com conteúdo importantes e arquivá-las em uma pasta. Depois, você pode encapar o caderno com o papel de sua preferência, colocar adesivos, fazer colagens com ilustrações e recortes de jornais e revistas ou mesmo com desenhos feitos à mão. Dica: se sobrarem poucas folhas em branco no caderno, também é possível retirá-las da espiral e reuni-las em uma mesma encadernação, utilizando uma espiral menor.
Lápis descascado
Encape-os com papel contact e, depois, cole adesivos coloridos com algum tema de que o aluno goste. Vale também apostar em colagens e fitas ou, ainda, pintar com as tintas que possam ter sobrado.
Borracha suja
Uma borracha velhinha pode ser limpa com álcool e já estará nova para uso.
Régua velha
As réguas que estiverem com aspecto desgastado podem “ganhar vida” com a aplicação de adesivos, pinturas etc.
Estojo
Pintar os estojos do ano anterior com tinta para tecido é uma boa estratégia para esconder os pequenos estragos do objeto. Outra dica é costurar pedaços de tecidos variados ou produtos de pintura, para personalizá-lo com desenhos feitos à mão.
Mochila
Uma opção bem econômica para mudar o visual das mochilas é costurar patches, pequenos emblemas, geralmente bandeiras ou desenhos, feitos em pano e linha. Também é possível fazer aplicações com tecidos estampados e coloridos ou mesmo com rendas. Outra opção é usar botton.
Até o próximo!