Cuidados na hora de comprar os presentes de Natal

Quem está pensando em aproveitar os últimos dias antes do Natal para fazer as compras que faltam deve ter cuidado para que os presentes não estourem o orçamento e prejudiquem as contas no próximo ano.
O Natal é uma data com um apelo emocional grande. Você pensa em tudo o que aconteceu ao longo do ano e quer agradar e impressionar.
Existe uma tendência maior para a indisciplina financeira, pois tudo estimula o consumo. Por isso, é fundamental estabelecer um limite antes de sair de casa e mapear quais são as prioridades.
1) Faça uma lista
Para não sair do controle e prejudicar o orçamento, o ideal é fazer uma lista do que vai comprar. Se não tiver ideia do que dar de presente, estabeleça uma faixa de preço para cada parente e amigo.
2) Pesquise os preços
Faça uma comparação de preços. Consulte os valores em outras lojas e não compre na primeira que vir. Só compre depois de fazer uma grande pesquisa.
3) Lembre-se de outras dívidas
Muita gente já parcelou as compras da Black Friday e precisa ter cuidado para não parcelar mais compras no Natal. É preciso analisar se conseguirá pagar todas essas parcelas e não esquecer das despesas do início do próximo ano, como IPVA, IPTU e material escolar, por exemplo.
Feliz Natal!
Veja mais em: economia.uol.com.br