• Artigos
  • Livros
  • Cursos e Palestras
  • Eventos
  • Sobre Nós
  • Contato
Educa FinanceiraEduca Financeira
  • Artigos
  • Livros
  • Cursos e Palestras
  • Eventos
  • Sobre Nós
  • Contato

Economia

  • Home
  • Artigos
  • Economia
  • Crise chega ao Natal e até Papai Noel fica sem emprego no fim de ano

Crise chega ao Natal e até Papai Noel fica sem emprego no fim de ano

  • Posted by Arethuza Helena Zero
  • Date 17/12/2015

A Remuneração pode chegar a R$ 15 mil para trabalho de 35 a 40 dias. Mas, Shoppings contrataram menos e muitos profissionais acabaram sem vaga.

O mês de dezembro deste ano está bem diferente do que o do ano passado para José Roberto da Silva, de 41 anos. Se em 2014 ele passava mais tempo rodeado de crianças em festas ou até mesmo com adultos em confraternizações de empresas como o famoso “bom velhinho”, em 2015, a roupa de Papai Noel fica mais tempo guardada no armário do que no corpo dele.

“No ano passado, eu já tinha feito uns três trabalhos e tinha agenda montada para o mês de dezembro até a noite de Natal. Já tinha uma programação. Neste ano não tenho nada programado”, afirma Silva.

Ele trabalha como Papai Noel há cerca de 6 anos e se orgulha da sua barba natural – que pode sair de cena a partir de 2016, já que Silva trabalha como autônomo durante o ano, com manutenção de equipamentos, para poder deixar a barba crescer. “Do jeito que está o mercado, estou considerando tirar a barba natural para achar alguma coisa fixa durante o ano e fazer somente a noite de Natal com a barba artificial”.

Silva também ressalta que os valores pagos caíram com a redução da procura e o aumento de mão de obra disponível, com a chegada de pessoas que ficaram desempregadas neste ano por causa da crise econômica.

Se preparando para vacas ainda mais magras como Papai Noel, ele está no primeiro ano de engenharia mecatrônica para ter mais chances para se recolocar no mercado.

“Ano passado já foi uma procura menor e já ficou ligeiramente atípico. Mas este ano, a procura foi muito abaixo. Preciso sustentar a minha família, senão fica complicado”.

Até o próximo!
Saiba mais: http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2015/12/crise-chega-ao-natal-e-ate-papai-noel-fica-sem-emprego-no-fim-de-ano.html

Comente com Facebook

Compartilhe:


Tag:bom, contratam, crise, dezembro, Dinheiro, Educação Financeira, emprego, menos, papai noel, Shopping, velhinho

author avatar
Arethuza Helena Zero
Arethuza Helena Zero Cientista Social e Pedagoga, com Doutorado em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da UNICAMP, Mestrado em História Econômica (IE- UNICAMP), é autora de artigos e livros sobre educação financeira. Ministra cursos, workshops e palestras sobre o tema Educação Financeira para crianças, adolescentes, pais e educadores.

Previous post

Fitch rebaixa nota e tira grau de investimento do Brasil
17/12/2015

Next post

Nem Natal salva o comércio da crise
17/12/2015

You may also like

Vendas do Dia das Mães devem encolher quase 60% devido à pandemia
7 maio, 2020
educa-foto-244
Preços dos ovos de Páscoa podem variar 354%, diz Procon
11 abril, 2020
educa-foto-245
Vendas de ovos de Páscoa caem quase 30% com coronavírus
11 abril, 2020

Categorias

  • "Bê-á-bá"
  • Consumidor
  • Consumismo Infantil
  • Consumo
  • Consumo Consciente
  • Crianças e Adolescentes
  • Crônica
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Dica do Mês
  • Dinheiro
  • Diversos
  • Economia
  • Educação Financeira
  • Empreendedorismo
  • Eventos
  • Impostos
  • Inadimplência
  • Investimento
  • Mesada
  • Orçamento Familiar
  • Pais e Filhos
  • Vídeos

Últimos Artigos

Quem precisa declarar o IRPF em 2021?
14abr2021
Receita adia o prazo de entrega da Declaração de Imposto de Renda
12abr2021
Prazo para entregar declaração do IRPF vai até 30 de abril!
08abr2021

logo-eduma-the-best-lms-wordpress-theme

(19) 3090-1435

[email protected]

Informações

  • Artigos
  • Sobre Nós
  • Contato

Conteúdo

  • Educação Financeira
  • Pais e Filhos
  • Orçamento Familiar

Livros

  • Série Primeiros Passos
  • Para Escolas
  • Para Professores

Recomendados

  • Impostos
  • Dica do Mês
  • Economia

Desenvolvido por Ai9.

  • Mapa do site