Consumo ou consumismo?

Consumir é uma parte indissociável da vida. Eu diria que para muitos é uma das coisas mais prazerosas da vida. Pois é, durante muito tempo, o homem foi capaz de consumir sem perceber os impactos do consumo sobre a natureza. Hoje, a nossa realidade nos mostra que o consumo ultrapassou todos os limites, esbarrando nos limites do nosso Planeta.
Podemos dizer que um dia a aquisição de bens de consumo aconteceu para atender às necessidades das pessoas. Hoje, o que observamos é o consumo pelo consumo. Um desejo realizado, imediatamente gera outro, para ser realizado de preferência o quanto antes. Parece um exagero, não é mesmo? Sinto informar-lhe que não é, basta você avaliar a facilidade com a qual trocamos itens perfeitamente funcionais por outros usando as mais diversas e até infundadas justificativas.
Quer fazer um exercício? Pense quantas vezes você ou alguém de sua família trocou o aparelho de celular no último ano e quais foram as razões!
Sabemos que a sociedade do consumo, caracterizada pelo desejo de adquirir mais do que precisamos, tem uma lógica histórica, não apenas como consequência do desenvolvimento industrial, das formas de se fazer comércio, como no próprio desenvolvimento do mercado.
Mas, não podemos agora culpar a Revolução Industrial pelo consumismo no mundo, nem mesmo as fantásticas formas tomadas pelo Marketing.
O fato é que o progresso transformou a vida das pessoas, melhorou as condições materiais dos homens. A palavra conforto e comodidade nunca foram tão familiares. Para muitas pessoas a felicidade passou estar atrelada a uma rotina confortável, fruto da aquisição de bens de consumo. A busca pela felicidade passou a ser a busca por mais dinheiro, por mais crédito, por mais status.
Mas a história não termina aqui. Agora, para muitos, ter conforto não é mais suficiente! Também é preciso ter a melhor TV, o carro novo, o celular moderno. O pior, é que muitos compram itens dispensáveis, ou que serão pouco usados, como os tais multiprocessadores com um milhão de funções.
Não é o atendimento ao desejo ou à necessidade mas, a busca pela sensação de bem estar proporcionada pelo ato de consumir.
Por isso, cuidado! Você precisa saber a diferença entre consumo e consumismo. E ela está na maneira como consumimos.
Vivemos em uma sociedade de consumo e isso é um fato impossível de mudar. O consumismo é o hábito de “comprar por comprar”, comprar por impulso, sem uma necessidade real e sem refletir sobre o tipo de produto que estamos comprando e os impactos desse produto no mundo.
Consuma com consciência!
Até o próximo!