Consumismo na adolescência

Segundo dados da pesquisa da Kantar Worldpanel, as famílias com jovens entre 12 e 19 anos em casa têm gastos acima de 5% dos ganhos mensais.
Uma turma que acaba pedindo aos pais computadores, celulares, roupas, calçados e dinheiro para sair com os amigos. É nessa fase que o orçamento da casa pode ficar mais pesado e a família vai precisar conversar para não se endividar sem necessidade.
Brigar e impor limites muito severos pode não ser a melhor alternativa para colocar os jovens na linha. Manter um diálogo saudável ajuda na aproximação, além de mostrar a importância de fazer um planejamento financeiro.
A adolescência é uma fase de transformação na vida de toda pessoa. É importante os pais entenderem alguns comportamentos para saber como lidar com seus filhos.
Muitos jovens sentem a necessidade de serem aceitos por determinados grupos na sociedade. E para isso, consomem desenfreadamente, tornando-se pessoas consumistas. Compram acessórios de tecnologia e roupas da moda, por exemplo, para sentirem-se “incluídos” na turma de amigos.
Dicas:
Organização dos gastos
O primeiro passo é organizar a vida financeira da casa. Tente ensinar os jovens a darem valor ao dinheiro. Uma dica para fazer isso é mostrar o que é feito com o salário da família. Estipular uma mesada ou semanada também pode ajudar. O valor deve ser fixo e o jovem deve decidir como gastar.
Os pais devem deixar bem claro que se o filho usar todo o dinheiro vai ter que esperar até o dia do pagamento para receber mais.
Não faça dívidas só para satisfazer as vontades de seus filhos. No futuro, eles precisarão saber controlar o orçamento de suas próprias casas.
Comportamento dos pais
Manter um diálogo aberto com os filhos pode ajudar na convivência e a lidar com os problemas de consumismo. É importante explicar a situação financeira da família e mostrar o que é possível comprar.
O exemplo dos pais também pode refletir no comportamento dos filhos no futuro. Evitar o consumismo e estabelecer limites desde a infância é uma dica para não sofrer tanto quando chegar à fase da adolescência. Compensar horas fora de casa com os filhos com presentes pode ser uma saída feliz de imediato, mas triste no futuro.
Pense nisso!
Até o próximo!
FONTE:www.meubolsoemdia.com.br