Confira dicas para economizar na compra de mercado

A principal delas é fazer uma boa lista dos produtos antes de sair de casa. Pesquisar preços e não levar as crianças ao mercado também é recomendável. Os pequenos influenciam no desembolso de supérfluos.
Aproveitar os descontos semanais e evitar as “compras de mês” também ajudam a amenizar as despesas. É preciso ficar de olho nos dias de promoções e nos encartes dos supermercados. Prestar atenção nos descontos é forma simples de comprar mais e gastar menos.
“É necessário ir toda semana ao supermercado e ter intimidade com os preços. Só assim, saberá quando realmente está barato”, indica Luiz Carlos Ewald, professor de finanças da Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getulio Vargas (FGV/EPGE).
Ewald orienta também a fugir de produtos que estão na altura dos olhos nas gôndolas dos mercados. “Quanto mais baixa a prateleira, menor o preço do produto. Em alguns casos a diferença passa de 25% em relação aos que estão lá no alto”, diz.
PARA NÃO ESQUECER
CARDÁPIO SEMANAL
Os mercados e as lojas de uma maneira geral se programam com ofertas para a primeira quinzena do mês com produtos de abastecimento e na segunda quinzena com peças de reposição para sua despensa. Logo você pode aproveitar por ter mais oportunidades e ofertas durante todo mês.
MARCAS PRÓPRIAS
Muitos varejistas nacionais e internacionais possuem linha de produtos de sua marca de extrema qualidade e com preços menores entre 10% e 30% em relação as líderes de mercado.
GUARDE OS ENCARTES
Analise, compare os preços e foque naquele onde há maiores ofertas de seu interesse. Há aquelas instituições que fazem as chamadas “coberturas de preço”. Muitos produtos saem até 30% mais baratos e você economiza tempo e transporte para ir a outro local comprar aquilo que necessita.
DIAS DE COMPRA
Algumas empresas “marcam” certos dias da semana para ofertar categorias importantes. Exemplo: quinta é dia da carne, segunda e terça, são dos dias da feira. Certamente são os períodos mais adequados para programar as compras, pois as negociações dos estabelecimentos com produtores e fornecedores estão ligadas a estas datas.
LEVE E GANHE
As estratégias do varejo são muitas para aumentar a venda dos produtos “leve três pague dois”, por exemplo, mas algumas são especialmente interessantes. Quem tem disponibilidade de comprar um volume maior destes itens e estocá-los se beneficia na economia de consumo da cesta de gêneros.
Até o próximo!
FONTE:http://odia.ig.com.br/economia