Compras por impulso: como saber se tenho este hábito?
Segundo especialistas, a compra por impulso está invariavelmente ligada à necessidade de satisfazer momentaneamente um desejo, muitas vezes para acobertar uma frustração. Sendo assim, a sua felicidade não está nas caixas que você recebe em casa ou na quantidade de sacolas que você carrega no shopping.
Neste estado, as pessoas deixam de ser racionais e agem apenas pela emoção. Quando isso acontece, não consideram o valor do produto adquirido, nem se as parcelas cabem no bolso, nem o quanto as finanças serão impactadas por aquela compra: a pessoa apenas compra e sente praticamente um alívio após passar o cartão de crédito, seguido, muitas vezes, de frustração, quando bate a sensação de que comprar não resolveu o problema e ainda, talvez, tenha criado outro.
Para saber se as compras por impulso fazem parte da sua vida é necessário analisar:
Qual seu sentimento após a compra? Você sente culpa, arrepende-se ou fica em dúvida se deveria ter efetuado a compra? Sente tristeza e decepção? Ou você fica tranquilo porque sabe que adquiriu algo que realmente precisava, de forma consciente, após pesquisar e sabendo que aquilo não irá atrapalhar seu orçamento?
Quando você se depara com uma promoção, como você se sente? Pensa que não pode perder aquela oportunidade e compra imediatamente, sem pensar? Ou avalia se realmente é importante concretizar esta compra naquele momento?
Como é sua fatura do cartão de crédito? Com muitas parcelas de muitas compras? Com valor alto comprometido antes do fechamento da próxima conta? Você paga o valor total da fatura?
Perceba que descobrir se as compras por impulso fazem parte da sua vida é um processo pessoal, de autoanálise.
O assunto ainda não se esgotou!
Até o próximo!
FONTE: www.serasa.com.br