Como se faz um Orçamento?

A primeira medida a ser tomada é acompanhar de perto o dinheiro que entra em casa (renda) e o dinheiro que sai (despesas). Selecione um período: uma semana ou um mês, para analisar.
a) Acompanhe a sua renda e as suas despesas
Liste todas as suas fontes e os valores de renda durante esse período. A sua renda total deverá incluir qualquer um dos seguintes tipos: o seu salário após todas as deduções, renda do cônjuge, renda de outros membros da família, renda de aluguéis e quaisquer outras fontes de renda.
b) Crie categorias para o orçamento que sejam adequadas para você. Exemplos de categorias de um orçamento:
Despesas
• Necessidades (aluguel, gastos escolares, saúde, luz, água, gás, alimentação, seguros, transporte, roupas)
• Pagamento de dívidas (empréstimos, prestações, financiamentos)
• Despesas extras (lazer, doações)
Poupança
• Fundo de emergência
• Poupança de curto prazo
• Poupança de médio prazo
• Poupança de longo prazo
Assim que você tiver calculado a sua renda líquida mensal, a próxima etapa é pensar nas categorias apropriadas para o seu orçamento. Não complique. As duas categorias mais básicas de um orçamento são despesas e poupança.
c) Estabeleça as suas metas financeiras
Assim que tiver escolhido suas metas prioritárias, descubra o custo de cada uma e estabeleça um prazo para alcançá-las. Depois, calcule quanto você precisa destinar para a poupança todos os meses a fim de alcançar cada meta. Se esse valor for maior do que você acredita poder separar, faça ajustes, amplie o prazo necessário para economizar a quantia desejada, reduza o custo ou altere a meta.
As metas financeiras podem ser de curto prazo: livrar-se das dívidas, chegar ao final do mês sem precisar pedir empréstimos, pagar pela educação dos filhos ou poupar para uma necessidade ou desejo especial.
As metas também podem ser de longo prazo, tais como poupar para a compra de uma casa ou para a aposentadoria. O orçamento ajuda a distribuir os seus recursos de forma a alcançar várias metas.
d) Distribua a sua renda entre as categorias de seu orçamento
Depois de identificar oportunidades para reduzir gastos e poupar mais, considere as suas prioridades e metas financeiras.
FONTE: www.serasaexperian.com.br/educacaofinanceira