Como Ensinar meu Filho a Esperar para Comprar?

É da natureza humana pretender que os desejos e necessidades sejam satisfeitos tão logo se apresentem. Aprender a suportar as esperas é fruto de um processo de construção permanente.
Não por acaso, uma pessoa madura financeiramente é alguém capaz de adiar os desejos em função de benefícios que alcançarão no futuro. O exemplo dos pais nesse processo é fundamental.
Se você souber esperar, seu filho também saberá!
Além disso, os pais não devem ter receio de deixar os filhos esperarem para conseguir o que querem. Devem determinar as datas em que os filhos serão presenteados.
Muitas vezes, a criança ainda não tem construída a compreensão da passagem do tempo. Sendo assim, será de grande valia providenciar um calendário, de tamanho grande o bastante para que ela mesma possa assinalar quantos dias faltam para o grande momento.
Deixe seu filho fazer planos, por meses, que seja, sobre o que irá pedir no aniversário. Não importa que a cada semana ele mude de ideia sobre o presente escolhido; as modificações no roteiro são parte da diversão nesse processo.
É importante também estabelecer marcas de tempo associadas ao consumo. Um exemplo é autorizar a ingestão de refrigerantes apenas nos finais de semana.
Levar os filhos a se acostumarem a esperar para conseguir o que desejam evitará que, mais tarde, eles se tornem vítimas do cheque especial e do cartão de crédito. Mas, principalmente, contribuirá para torná-los adultos capazes de conviver com os limites da vida em sociedade, por compreender que ninguém tem tudo o que quer, na hora que bem entende.
FONTE:
http://www.serasaexperian.com.br/educacaofinanceira