Comércio deve ter pior Dia dos Namorados em 11 anos
O Dia dos Namorados de 2015 não deve deixar boas lembranças para o comércio brasileiro. Enquanto dados sobre vendas da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) apontam para a pior data dos últimos 11 anos, o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) mostra que 52% dos consumidores pretendem gastar menos no presente do que no ano passado.
A inflação e a maior dificuldade de crédito do consumidor estão entre os principais motivos citados pelas instituições para o enfraquecimento de vendas na data comemorativa.
Para o economista da CNC Fábio Bentes, o fraco desempenho esperado é um reflexo do atual momento vivido pelo varejo neste ano.
— Se a gente tem inflação alta, crédito caro e o orçamento das famílias pressionado pelos aumentos das tarifas públicas, sobra muito pouco dinheiro para uma data comemorativa que não é a mais importante do varejo.
A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, avalia que no ano passado a data foi impactada pela estreia do Brasil na Copa do Mundo. Marcela, no entanto, afirma que 80% das pessoas observam que os preços estão mais elevados.
— A gente já teve um Dia dos Namorados fraco no ano passado e vê que a maioria das pessoas vai gastar ainda menos neste ano.
O levantamento do SPC mostra ainda que o valor médio que deve ser gasto pelo brasileiro para presentear é de R$ 138, e os principais motivos para pretender gastar menos são o desemprego e as dívidas, respectivamente.
Segundo o diretor de relações institucionais da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), Luís Augusto Ildefonso, o baixo volume de vendas do comércio no Dia das Mães e na Páscoa deve se repetir neste Dia dos Namorados.
Ele cita que, para tentar minimizar as vendas, o comércio busca por alternativas.
— O que os lojistas têm feito é colocar algumas mercadorias como chamariz com um preço mais baixo para que as pessoas passeando pelo shopping possam ser induzidas a entrar na loja a partir dessas ofertas mais convidativas.
Até o próximo!
Para saber mais, acesse: http://simnoticias.com.br
Tag:comemorativa, comércio, Compras, consumidor, crise, data, dia dos namorados, Dinheiro, queda