Ceia de Natal segue inflação e pesa mais no bolso do brasileiro
O brasileiro deve se preparar para preços mais salgados na Ceia de Natal de 2016. Um levantamento da FGV (Fundação Getúlio Vargas), coordenado pelo economista André Braz, indica que o pacote de itens básicos da cesta acompanhou a inflação e ficou 6,77% mais caro neste ano em comparação com 2015. O levantamento indica que pacote com dez itens natalinos custam R$ 289,43 em 2016.
A inflação para o consumidor apurada pela FGV no período foi de 6,44%. Os itens que mais subiram foram as frutas cristalizadas, tender e nozes, de acordo com o estudo. Por outro lado, o pernil e o bacalhau ficaram mais baratos neste ano na comparação com o ano passado.
Para poupar o seu bolso, o economista sugere ao consumidor trocar marcas conhecidas por outras menos badaladas e não deixar a compra de Natal para última hora.
Isso porque aqueles produtos que são mais bem dimensionados para uma família média e pequena, como uma ave, por exemplo, acabam primeiro. Os que deixam a compra para depois podem gastar mais porque adquirem um produto maior do que suas necessidades, o que o torna mais caro.
Veja abaixo os preços praticados nos produtos de Natal:

Até o próximo!
Fonte: http://noticias.r7.com/economia