Cartão de crédito: Juros sobem ao maior nível em 6 anos e atingem 430,5%, diz BC

O Banco Central divulgou nessa semana, que a taxa de juros rotativo do cartão de crédito chegaram a 411,5% ao ano em janeiro de 2023, maior patamar desde agosto de 2017, quando a taxa estava em 428%.
Em dezembro do ano passado, a taxa de juros média dessa modalidade de crédito era de 407,7% ao ano.
O rotativo é um tipo de crédito oferecido aos consumidores que conseguem realizar o pagamento total da fatura do cartão até o vencimento. Na prática, funciona como um empréstimo que os bancos e outras instituições financeiras disponibilizam para os clientes com dificuldades.
O cheque especial e o rotativo são os créditos de urgência mais procurados, por isso, os juros nessas modalidades costumam ser tão altos.
A última vez que essa modalidade de financiamento ficou mais cara foi em março de 2017, quando registrou 490,3% ao ano. Já a taxa do cheque especial caiu 5,1%, de 134,2% ao ano para 129,1% ao ano.
O spread bancário, diferença entre a taxa que os bancos pegam para captar dinheiro e os juros que são cobrados dos clientes, foi de 20,9% em março e manteve estabilidade em relação a fevereiro. No 1º trimestre, a taxa avançou 1,5%.
O Brasil é conhecido pelos altos juros praticados. E você, o que acha sobre os juros praticados no Brasil?
FONTE: https://www.bcb.gov.br/