Carga Tributária e os Serviços Públicos

No ano passado, a arrecadação brasileira foi significativa. Foram 36,27% da riqueza representada pelos bens produzidos aqui e pelos serviços realizados. Como já afirmamos, um recorde histórico. No Brasil, o peso dos impostos é comparável ao de países ricos com bom serviço público. O problema é que os brasileiros pagam uma carga tributária de país desenvolvido, e recebem em troca, serviços de má qualidade, em nível de país subdesenvolvido.
O Brasil tem uma carga tributária excessiva em relação ao desenvolvimento e o nível de renda que ele tem. Países com renda per capita próxima à do Brasil têm carga tributária bem menor. O peso dos impostos aqui é comparável ao de países ricos com bom serviço público.
No Brasil o Estado devolve pouco em troca do que ele recolhe!
Os impostos estão incluídos em tudo o que consumimos, como por exemplo, alimentos, transporte, roupas, brinquedos, prestação do carro, luz, água, telefone, entre outros. Esses são os impostos que chamamos de indiretos.
Lembre-se que, o imposto indireto é aquele que está embutido no preço final do produto e não aparece explicitado na Nota Fiscal (pelo menos até o momento). Ele incide sobre o produto e não sobre a renda. Ele é indireto porque ele não leva em conta quanto a pessoa ganha, mas apenas o quanto ela consome. O imposto de renda, por exemplo, é um imposto direto porque ele incide diretamente sobre a renda da pessoa: quanto maior a renda, maior o tributo, isto é, a relação entre a quantidade de tributo paga e a renda é direta
No Brasil, a população sofre com uma carga tributária excessiva e não recebe em troca serviço público de qualidade. Estamos falando de educação, saúde, transporte, entre outros serviços.
Um país que arrecada muito, deveria por outro lado, investir muito. Infelizmente, o Brasil quebra essa regra. Temos uma carga tributária alta, uma das maiores do mundo, e estamos na lanterna do mundo em termos de investimento público. A proporção do orçamento destinada para obras, da construção de portos a hospitais, é muito baixa.
Infelizmente, o brasileiro paga impostos elevados e recebe em troca serviços públicos de péssima qualidade.
Até o próximo!