Brincadeiras para uma Páscoa mais divertida

A Páscoa é uma data muito esperada pelas crianças, que aguardam ansiosamente a chegada do coelhinho da Páscoa trazendo seus deliciosos ovos de chocolate e, claro, os brindes que vêm dentro deles.
A data, no entanto, não precisa se resumir ao consumo de chocolate. O dia também pode ser de muita diversão para os pequenos, pois existem diversas brincadeiras que podem alegrar ainda mais o momento. Além disso, é possível preparar uma super decoração, para deixar o ambiente ainda mais animado.
Portanto, se você está procurando ideias para deixar seu domingo de Páscoa mais divertido, fique atento as sugestões que temos certeza de que farão muito sucesso. Confira!
1. Caça aos ovos
Essa é uma brincadeira de Páscoa clássica e não tinha como ficar de fora da lista, não é verdade? A atividade é bem fácil de organizar, basta esconder os ovos e deixar que as crianças se divirtam procurando. É garantia de diversão e muitas risadas.
E para deixar a caçada mais desafiadora e divertida, prepare pistas para os pequenos. Veja duas opções para te inspirar:
Cartão postal: crie um postal com imagens de ovos ou do coelhinho da Páscoa. No verso, elabore um texto com pistas que ajudem a encontrar os ovos escondidos, como se ele tivesse sido escrito pelo próprio personagem.
Mapa do Tesouro: outra ideia é criar um mapa para ajudar na busca pelo tesouro de chocolate. Ele pode ser impresso em formato de pôster. A ideia aqui é preparar uma arte com o desenho do local onde está acontecendo a brincadeira e indicar a localização aproximada dos ovos com um ‘X’.
2. Coelho bagunceiro
Esta é outra excelente ideia de brincadeira para Páscoa! Reúna as crianças e conte a elas como o coelhinho da Páscoa é bagunceiro e na hora de esconder os ovos, acabou deixando várias coisas suas caírem pela casa.
O conceito é basicamente o mesmo da caça aos ovos, mas os objetos são totalmente diferentes. Aqui as crianças devem achar os objetos que o coelhinho perdeu. Você pode usar móbiles com cortes especiais com o formato de alguns objetos, chapéus, sapatos, roupas, cenouras e pendurar em locais inusitados, como ventiladores e janelas.
Outra ótima opção é usar adesivos com formato de pegadas de coelho para dar algumas pistas de onde esses objetos estão escondidos.
Quando as crianças acharem todos os itens perdidos, diga que o coelho está muito feliz e entregue alguns ovos como prêmios.
3. Coelho guloso
Nessa brincadeira, as crianças devem atirar bolinhas em um caixa a uma certa distância. Ao final da atividade, quem tiver acertado mais bolas leva o prêmio.
Uma ótima dica aqui é usar o cubo promocional como recipiente. Você pode ilustrá-lo com imagens de coelhos e, na hora de montar, basta deixar aberta a parte de cima. Além de poder ser usado para essa função, o cubo é muito bonito e pode ser aproveitado na decoração do almoço de Páscoa ou até mesmo em outras brincadeiras.
4. Rabo do coelho
Semelhante à brincadeira tradicional de Festas Juninas, mas ao invés de um burro ou cavalo, aqui quem vai receber o rabinho de lã ou algodão, é o coelho. Desenhe ou imprima um coelho grande e cole em uma parede. A criança recebe o rabinho e é vendada. Alguém gira ela para um lado e para o outro e aí ela sai para colocar o pedaço de algodão (ou lã), no lugar certo.
5. Coelhinho sai da toca
Separe as crianças para que algumas sejam os coelhos e outras a toca. Os escolhidos para serem a toca devem unir as mãos no ar. As outras devem ficar agachadas em baixo da cobertura. Uma das crianças deve ficar no meio da roda e gritar: “Coelho sai da toca!” e ao fazer isso os coelhos devem correr para a outra toca. Quem está no meio tem a oportunidade de ficar com um dos lugares. Quem ficou sem toca, vai para o meio e começa a história de novo. Bambolês podem ser usados como toca, também.
6. A careta da cenoura
Corte rodelas de cenoura e separe as que sejam médias e grandes. Cada um deve colocar um pedaço no olho, com a cabeça inclinada para trás. Com um apito dê o sinal para que os jogadores comecem a competição, levando a rodela de cenoura dos olhos até a boca. Caiu perdeu! E não pode colocar a mão.
7. Pintando ovos
Cozinhe ovos de galinha e entregue tintas coloridas. Elas podem pintar com os próprios ou dedos ou com pincéis. Quando todas terminarem podem fazer uma grande exposição e, depois, comê-los!
8. Ovos na colher
Em uma gincana comum são usados ovos cozidos, mas aqui é possível trocá-los por ovinhos de chocolate. A lógica é a mesma e o importante é andar o mais rápido possível, e até correr, se as pequenas conseguirem, sem deixar o objeto cair da colher.
Feliz Páscoa!
Até o próximo!