Brasileiros preferem gastar!

A maioria dos brasileiros não têm o hábito de guardar dinheiro. Entre os brasileiros com mais de 16 anos, 69% não guardam dinheiro, apontou uma pesquisa realizada pela Serasa Experian.
Ainda segundo a pesquisa, 35% dos brasileiros disseram que sentem mais prazer em gastar imediatamente do que em poupar e 30% dos entrevistados confessaram comprar por impulso.
Economizar e conseguir desconto no pagamento à vista não está nos planos de 38% dos consultados, que optam pelo parcelamento.
O resultado pode ser motivado pela falta de conhecimento sobre vantagens reais dos investimentos, diz a Serasa, levando em conta que 52% não sabiam ao certo ou não informaram corretamente quanto teriam após investir R$ 100 por um ano em uma aplicação financeira com juros de 2% no período (24% não sabiam e 28% não informaram corretamente).
A pesquisa realizada no primeiro trimestre do ano em 142 cidades revelou que dois em cada três brasileiros não guardam dinheiro.
A pergunta foi feita a dois mil consumidores: “Você tem o habito de poupar?”. Dos entrevistados, 69% disseram que não e 35% responderam que preferem gastar imediatamente o que ganham.
A culpa é do endividamento!
O endividamento é um dos motivos que impedem o consumidor de fazer uma poupança ou outro tipo de investimento. Só em São Paulo, quase 60% das famílias estão endividadas.
As pessoas que não têm o costume de guardar dinheiro podem enfrentar dificuldades no futuro. Já parou para pensar como enfrentará algumas condições adversas em sua vida? Uma doença, por exemplo? Infelizmente, ninguém sabe quando o desemprego baterá em sua porta. E se você for demitido, como vai se virar? Então, é necessário poupar para que os momentos inesperáveis ou até inevitáveis da vida, possam ser ultrapassados com maior tranquilidade.
Pense nisso!
Até o próximo!
FONTE: G1