As famílias brasileiras estão endividadas

Nesta semana, foi divulgada a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic Nacional), pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Os dados revelaram que a parcela de famílias endividadas aumentou em agosto para o maior nível do ano.
De acordo com a entidade, em um universo de 18 mil consumidores pesquisados, 59,8% admitiram ter o seu orçamento comprometido por dívidas.
A parcela de inadimplentes também subiu na passagem de julho para agosto. O percentual de consumidores que admitiram estar com dívidas ou contas em atraso subiu de 21% para 21,3% , mas também continua abaixo de agosto de 2011 (24,4%).
A pesquisa revelou um dado preocupante, 7,1% dos entrevistados informaram não ter condições de quitar suas dívidas e permanecerão inadimplentes.
Não se esqueça, inadimplência é a falta de cumprimento de um contrato ou de qualquer de suas condições em determinado prazo.
Para quem não sabe, inadimplente é o devedor que não cumpriu as suas obrigações. Por exemplo, uma pessoa que comprou um carro, assumiu a obrigação de pagar mensalmente as parcelas referentes ao valor do financiamento, mas não efetuou o pagamento.
Segundo a pesquisa, entre as famílias endividadas, o principal vilão é o cartão de crédito, sendo lembrado por 73,2% dos entrevistados que se declararam com débitos, seguido por carnês (18,9% do total de endividados) e financiamento de carro (12,4%).
Por isso, muita atenção na hora de efetuar uma compra. As tentações são inúmeras!
FONTE:
http://www.cnc.org.br/sites/default/files/arquivos/release_peic_agosto_2012.pdf