Arrumar emprego deve ser seu emprego novo!

Você perdeu o emprego. No primeiro dia sem trabalho, acorda perdido, sem saber por onde e como começar a procurar uma nova vaga. De pijama, você manda o currículo por e-mail para duas ou três empresas e passa o resto do dia desmotivado, esperando que as mensagens lhe tragam o novo cargo.
Cuidado! Segundo alguns especialistas de recursos humanos, essa falta de planejamento do tempo e motivação pode gerar meses e meses de busca ineficaz pela recolocação.
Procurar emprego tem de ser o seu novo emprego: e isso demanda esforço e agenda bem-feita.
Nos dias ou no fim de semana seguintes à perda do emprego, a primeira coisa a fazer é relaxar, e não deixar se abater pelo desânimo. Procure fazer atividades de lazer, em vez de aumentar a ansiedade, disparando e-mails com seu currículo a esmo. Mas, no domingo à noite, começa a sua batalha: faça a programação da semana.
Em primeiro lugar, sua agenda tem de seguir o horário comercial, é o período em que você vai conseguir falar com as pessoas. Mas, antes de tudo, reserve uma hora do dia para cuidar de você mesmo: se ainda não começou, faça uma atividade física, pelo menos três vezes por semana, e realize consultas a médicos e dentistas.
Reserve outras duas horas para pesquisar fontes onde você possa buscar empregos. Nesse caso, a ajuda pode vir principalmente da Internet: agências de recolocação, sites de notícias da área, e páginas das próprias empresas.
Mesmo que você já tenha cadastrado seu currículo no site da empresa, busque também os e-mails das pessoas de recursos humanos e gestores, use a Internet ou ligue para a empresa, mas cuidado para não ser insistente. E faça uma lista, com contatos, de amigos e conhecidos que estejam no mercado de trabalho e podem ajudar a encontrar uma nova vaga, ou que possam indicar quem consiga auxiliá-lo.
Pessoalmente
Em outras duas horas, tente contatar essas pessoas, por e-mail, telefone ou pessoalmente, agendando encontros com elas.
O ideal é que esses encontros ocorram pelo menos três vezes por semana. E esteja atento para os horários: como as pessoas estão trabalhando, você terá de ter agenda livre principalmente no almoço e no fim do dia.
Uma última lembrança: atualize seus conhecimentos. Deixe uma hora para acompanhar as notícias e ler, principalmente o que está relacionado à sua área. Quando a pessoa trabalha, ela recebe essas informações automaticamente. Esse conhecimento pode ser importante na entrevista.
Até o próximo
Saiba mais: http://economia.uol.com.br