A Menina do Vale dá dica: na hora de empreender não se preocupe com a sua idade
Idade é algo interessante e para alguns, algo complicado. Infelizmente ainda há pessoas que carregam a crença de que, se você é jovem, é inexperiente e imaturo. E, se você é adulto, então já é muito tarde para se aventurar. O livro “A Menina do Vale” destaca: “Não acredite nessas generalizações. Na sua vida, você encontrará pessoas que tentarão usar vários argumentos para te desencorajar. Você tem que acreditar em si mesmo”. No livro, Bel Pesce apresenta algumas histórias que deram certo, confira.
O livro “A Menina do vale” é um grande instrumento para encorajar os futuros empreendedores. “Se você realmente sonha em empreender, a sua idade não importa. O que importa é ser extremamente apaixonado por solucionar problemas e melhorar as vidas das pessoas, e estar disposto a trabalhar arduamente para fazer as coisas acontecerem. O que importa é entender que, às vezes, nem tudo sairá como você espera e estar sempre pronto para aprender e tentar novamente.”
Muitas histórias relatadas no livro demonstram que há empreendedores bem-sucedidos de todas as idades, mostrando que idade é um mero detalhe. Conheça algumas:
Ray Croc
Em meados dos anos 1950, Ray Croc, um vendedor de mais de 50 anos de idade, já tinha tentado vender de tudo um pouco. Ele até mesmo havia tentado ser pianista, mas o dinheiro sempre era curto no fim do mês.
Nessa época, ele vendia multimixers, máquinas que despejavam bebidas em vários copos ao mesmo tempo.
Como a economia não estava indo bem, as vendas caíam continuamente, até que um restaurante em San Bernadino, na Califórnia, encomendou 8 multimixers. Surpreendido, Ray decidiu visitar o restaurante e ver as operações com os seus próprios olhos.
Chegando lá, ele ficou espantado: era um restaurante muito simples, com um menu bem limitado. As pessoas faziam os pedidos de dentro dos seus carros e recebiam a comida em alguns minutos. Essa rapidez era possível porque a produção das refeições era organizada como uma linha de montagem. O nome do restaurante era McDonald’s e era administrado por dois irmãos.
Ray viu uma boa oportunidade ali: por que não abrir outros restaurantes como esse? Ele discutiu a ideia com os irmãos McDonald, mas eles não estavam interessados em expandir as operações do restaurante. Então Ray, que não tinha experiência nenhuma com o mercado de restaurantes, resolveu encarregar-se da expansão do McDonald’s. Aos 52 anos, Ray começou a jornada para tornar o McDonald’s a maior rede de restaurantes fast-food do mundo.
Catherine Cook e Dave Cook
Em 2005, Catherine e seu irmão Dave, então no Ensino Médio, repararam que muitas escolas americanas ofereciam aos alunos um álbum de fotos para relembrar os principais acontecimentos do ano. Eles tiveram a ideia de criar uma versão digital desse álbum, mas não possuíam muito dinheiro e não eram experts em desenvolver websites.
Para seguir os seus sonhos, eles convenceram o irmão mais velho a investir 250 mil dólares no projeto e decidiram contratar uma firma de desenvolvimento de websites na Índia.
Assim eles fundaram o MyYearBook e administraram a companhia durante os seus anos de Ensino Médio e faculdade. Pouco a pouco, eles adicionaram funcionalidades que aumentaram o engajamento dos usuários: jogos em Flash, chat em tempo real, aplicativos para telefone e muito mais. Em 2011, o MyYearBook foi adquirido pela rede social Quepasa por 100 milhões de dólares.
Jack Anorld Weil
Jack fundou a Rockmount Ranch Wear quando tinha mais de 40 anos, em 1946. A companhia estabeleceu novos padrões de roupas estilo caubói, desde gravatas até camisas, vendendo milhões de peças. A marca já foi usada por muitas celebridades e apareceu em várias cenas do filme Brokeback Mountain.
Jack foi o CEO dessa empresa por mais de 60 anos e esteve envolvido em operações diárias até o último dia de sua vida. Ele faleceu em 2008, aos 107 anos de idade. Jack é considerado o CEO mais velho de todos os tempos.
Drew Houston e Arash Ferdowsi
Durante a faculdade, Drew frequentemente encontrava problemas ao tentar acessar seus arquivos digitais em computadores diferentes. As soluções que existiam na época não o ajudavam.
Uma opção era salvar os arquivos em um pen drive. Porém, ele tinha que levar o pen drive sempre com ele, e toda a vez que atualizava o arquivo em um computador, a atualização não era refletida nos outros. Outra opção era mandar emails para ele mesmo com arquivos anexados e acessar o email de qualquer ponto com Internet. Mas isso dava muito trabalho e tornou-se cansativo. Era muito difícil administrar os arquivos dessa maneira. Tudo que o Drew queria era armazenar todos seus arquivos em um local central online e poder acessá-los de qualquer lugar do mundo.
Em 2007, com apenas 24 anos, Drew começou a criar uma solução para o seu problema. Seu sócio, Arash Ferdowsi, era dois anos mais novo e ainda estava na faculdade. Arash decidiu abandonar os estudos para construir a companhia Dropbox com Drew. Eles criaram um produto revolucionário, que é usado por mais de 45 milhões de pessoas. Hoje a Dropbox está avaliada em mais de quatro bilhões de dólares.
Roberto Marinho
A grande maioria das pessoas associa o Roberto Marinho imediatamente com à Rede Globo de Televisão. Porém, empreendimentos relacionados à televisão só aconteceram muito mais tarde em sua vida. Como presidente das Organizações Globo desde jovem, ele inicialmente focou seus projetos em jornais e rádio.
Roberto Marinho fundou a Rede Globo de Televisão em 1965, aos 60 anos de idade, e ao longo dos anos tornou-a uma das maiores redes de TV do mundo.

Para saber mais acesse o site oficial de Bel Pesce:
www.ameninadovale.com
FONTE:
PESCE, Bel. A Menina do Vale: como o empreendedorismo pode mudar a sua vida. 1ª. edição, 2012.