A importância da Educação Financeira nas escolas

O mês de Outubro se aproxima, trazendo datas comemorativas muito importantes, como o Dia das Crianças e o Dia do Professor. Elas nos fazem lembrar o quanto é importante educar os pequenos de forma que eles possam conquistar uma vida equilibrada e feliz.
A vida equilibrada relaciona-se a uma existência plena em todas as esferas: família, trabalho, vida pessoal, saúde, paz e dinheiro!
Sim, dinheiro! Não podemos negar que ele é importante para a realização de muitos sonhos e aspirações. Ele pode nos trazer felicidade!
No entanto, muitos adultos que hoje sofrem com o endividamento e vive uma vida financeira repleta de oscilações, são frutos de uma geração que se desenvolveu em um ambiente que tratava o tema dinheiro como um tabu, ou que acreditava que dinheiro era assunto restrito aos especialistas e economistas.
As novas gerações podem ficar felizes, pois a educação financeira agora será uma realidade em suas vidas. Elas não crescerão sem uma educação financeira, sem entender que dinheiro faz parte da vida e que uma hora ou outra terão que lidar com ele.
A sociedade está cada vez mais consciente da importância de promover a educação financeira nas escolas. Além disso, devemos ter em mente que as crianças são consumidoras e precisam aprender a usar o dinheiro com inteligência.
Então, esqueça “essa história de que dinheiro não é assunto de criança”!
Os pais e a escola são fundamentais na formação de cidadãos conscientes de seu papel no desenvolvimento econômico e social do país.
Ao entrarem em contato com os temas dinheiro, trabalho e consumo, os próprios professores poderão se aprofundar no assunto, transformando seus hábitos e modificando as suas vidas. E as crianças transmitirão os conhecimentos adquiridos e as informações aprendidas para os pais e responsáveis.
É sabido que as crianças com sólida educação financeira possuem mais facilidade de pensar no futuro e planejar suas economias.
O cenário está mudando!
Até o próximo!