• Artigos
  • Livros
  • Cursos e Palestras
  • Eventos
  • Sobre Nós
  • Contato
Educa FinanceiraEduca Financeira
  • Artigos
  • Livros
  • Cursos e Palestras
  • Eventos
  • Sobre Nós
  • Contato

Consumo

  • Home
  • Artigos
  • Consumo
  • A geração Z e o consumo online

A geração Z e o consumo online

  • Posted by Arethuza Helena Zero
  • Date 14/01/2020

Eles chegaram! Os jovens da geração Z, nascidos no século XXI, estão começando a entrar no mercado de trabalho e, consequentemente, aumentando o poder de consumo.

 

A maior participação desse público no varejo está levando a uma transformação na relação entre o e-commerce e o consumidor. Confira cinco impactos da geração Z no comércio eletrônico:

 

1 – Presença constante na internet

Esse grupo não sabe o que é o mundo sem internet. Logo, está presente de forma ativa na web. Estimativas do mercado apontam, por exemplo, que a geração Z chega a compartilhar cinco telas ao mesmo tempo, incluindo computador, celular, TV e até acessórios, como smartwatches.

Redes sociais diversas, vídeos online, podcasts e blogs são apenas alguns exemplos desse interesse. Assim, os lojistas precisam estar atentos para descobrir quando e em quais canais esses jovens devem ser impactados com ações de marketing.

 

2 – Preferência pelo mobile

Entretanto, diferentemente de gerações anteriores, os jovens da Z não gostam de ficar presos a um computador ou qualquer outro terminal na hora de acessar a web. O símbolo deles é o smartphone por garantir a mobilidade e agilidade que tanto almejam.

Com esse recurso, eles conseguem visualizar seus e-mails, entrar em suas redes sociais, se informar e comprar na hora que desejarem e onde estiverem. Isso explica, por exemplo, porque o conceito de mobile-first, ou seja, desenvolver projetos digitais pensando prioritariamente em dispositivos móveis, está em alta no comércio eletrônico.

 

3 – Valorização do Marketing de Influência

Links patrocinados, anúncios e marketing de conteúdo são importantes, mas a melhor forma de engajar e estimular a geração Z é apostar na estratégia conhecida como marketing de influência. Os influenciadores digitais possuem um apelo maior nesse público específico, que se identificam com a forma como eles se comunicam.

Levantamento do Google, por exemplo, mostra que 70% desses jovens enxergam os youtubers como pessoas mais relevantes do que as celebridades tradicionais. Assim, é essencial entender o público e quais conteúdos e influenciadores são mais importantes.

 

4 – Autenticidade acima de tudo

A intensa quantidade de informação disponível faz com que esses jovens abracem causas sociais, ambientais e culturais. Eles realmente lutam pelo que acreditam e valorizam a autenticidade e engajamento. Isso faz com que eles também comprem de empresas que são transparentes e se envolvem em questões sociais. Nada de discurso fantasioso ou campanhas montadas artificialmente. Esses consumidores só vão comprar algo se sentirem que os varejistas se importam e oferecem benefícios reais para a população em seus produtos e serviços.

 

5 – Omnichannel é característica marcante

O e-commerce no Brasil e no mundo está crescendo e deve manter essa evolução nos próximos anos. Entretanto, isso não significa que o consumidor Z só vai comprar no ambiente online. Na verdade, esse grupo é conhecido por ser omnichannel. Ou seja, eles até preferem efetuar o pedido na web, mas também valorizam a experiência que o varejo físico pode oferecer. Assim, a loja virtual precisa desenvolver campanhas que integram os mais diferentes canais para conseguir atingir esse público e mostrar as vantagens de sua marca.

 

Até o próximo!

FONTE: https://www.ecommercebrasil.com.br

Comente com Facebook

Compartilhe:


Tag:Consumo, e-commerce, Educação Financeira, geração z, marketing, omnichannel, online

author avatar
Arethuza Helena Zero
Arethuza Helena Zero Cientista Social e Pedagoga, com Doutorado em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da UNICAMP, Mestrado em História Econômica (IE- UNICAMP), é autora de artigos e livros sobre educação financeira. Ministra cursos, workshops e palestras sobre o tema Educação Financeira para crianças, adolescentes, pais e educadores.

Previous post

Os hábitos de consumo da Geração Z
14/01/2020

Next post

Volta às aulas: dicas para economizar nas compras de material escolar
24/01/2020

You may also like

Os hábitos de consumo da Geração Z
13 janeiro, 2020
Geração Z: uma nova relação com o consumo
12 janeiro, 2020

Categorias

  • "Bê-á-bá"
  • Consumidor
  • Consumismo Infantil
  • Consumo
  • Consumo Consciente
  • Crianças e Adolescentes
  • Crônica
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Dica do Mês
  • Dinheiro
  • Diversos
  • Economia
  • Educação Financeira
  • Empreendedorismo
  • Eventos
  • Impostos
  • Inadimplência
  • Investimento
  • Mesada
  • Orçamento Familiar
  • Pais e Filhos
  • Vídeos

Últimos Artigos

15 dicas para economizar com o material escolar e proteger o meio ambiente
23jan2021
Cuidar para durar!
22jan2021
Educação Financeira Familiar: como organizar o orçamento da família
18nov2020

logo-eduma-the-best-lms-wordpress-theme

(19) 3090-1435

[email protected]

Informações

  • Artigos
  • Sobre Nós
  • Contato

Conteúdo

  • Educação Financeira
  • Pais e Filhos
  • Orçamento Familiar

Livros

  • Série Primeiros Passos
  • Para Escolas
  • Para Professores

Recomendados

  • Impostos
  • Dica do Mês
  • Economia

Desenvolvido por Ai9.

  • Mapa do site
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site e personalizar anúncios. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.Continuar e Fechar