Black Friday exige pesquisa e paciência

Marcada para o dia 24 de novembro, a Black Friday já dá as caras com o anúncio de diversas ofertas antecipadas. E com tantas ‘tentações’, surge também o risco de compras feitas por impulso e dívidas.
O consumidor deve planejar suas compras e pesquisar os preços com antecedência. A expectativa é que neste ano não aconteça as promoções que os consumidores chamam de “metade do dobro”, considerando a crise financeira e o cuidado da população com o dinheiro.
A Black Friday pode ser uma boa oportunidade para quem já sabe o que quer comprar para o Natal e pode antecipar esta compra. Mas, cuidado, para que os impulsos das promoções não se transformem em dívidas. É preciso tomar alguns cuidados:
Não compre se para isso precisar se endividar. Parcelamento também é uma forma de dívida. Se for inevitável, tenha certeza de que cabe no orçamento.
Analise se a compra não trará custos extras para a família ou para a pessoa posteriormente.
Se antecipe à Black Friday, pesquisando os preços dos produtos que deseja comprar para ver se os descontos que darão realmente são interessantes.
Faça uma lista detalhada de tudo que pretende comprar e quem deseja presentear e quanto pretende gastar com cada um.
Se estiver em situação financeira problemática, e quiser adiantar as compras de Natal, uma dica é priorizar as crianças. Será mais fácil explicar para os adultos ou jovens o motivo de não receberem presentes.
Utilize a internet como meio de pesquisa, mas cuidado, só acesse e compre em sites confiáveis, crimes digitais são cada vez mais comuns.
Se prepare para ir às compras nas lojas com tempo e dose extra de paciência, evitando que deseje comprar rapidamente para acabar com o “martírio”.
Procure, por meio de conversas, saber quais são os reais desejos das pessoas. Muitas vezes se compra coisas caras, sendo que presentes baratos seriam muito mais bem-vindos.
Até o próximo!