7 dicas para conservar o material escolar o ano todo
Todo ano as coisas se repetem: você compra o material escolar das crianças e, depois de dois meses, muitos itens são repostos em função de mau uso. Porém, com alguns cuidados simples e muita conversa, é possível virar esse jogo.
Algumas medidas podem ser adotadas pelos pais e filhos para conservar o material escolar e fazê-lo durar o ano todo e, por que não, render até o ano seguinte.
1. Tenha uma conversa franca
Estabelecer o diálogo com os pequenos é fundamental para que eles entendam a importância de manter os cuidados com o material escolar. Aproveite para dar uma lição de educação financeira, mostrando o valor de cada item. É fundamental lembrá-los de que eles são responsáveis pelos materiais e da importância deste cuidado para a preservação do meio ambiente.
2. Faça um checklist de cuidados
Depois da conversa, defina quais regras a criança terá que cumprir para manter o material bem conservado. Coloque-as em uma lista, que pode ser impressa e colada em um lugar que a criança terá acesso frequente, como a agenda. Algumas das medidas que podem entrar na lista são:
Lave e enxugue as mãos antes de manusear o material;
Use sempre os dois lados das folhas;
Aponte o lápis somente quando necessário;
Guarde os cadernos na mochila sempre fechados;
Mantenha a mochila organizada;
Guarde todos os lápis, canetas, lapiseiras e afins no estojo.
3. Prefira mochilas impermeáveis
Acessórios de pano podem ser mais em conta, mas não protegerão o material em caso de uma chuva forte ou seja, o barato pode sair caro. Então, desembolse um pouco mais para adquirir uma mochila impermeável, que protegerá os itens escolares das variações climáticas.
4. Encape livros, cadernos e dicionários
O famoso papel Contact é um verdadeiro salva-vidas para manter estes itens em dia. Isso porque eles evitam que as capas criem orelhas, descasquem ou sujem. A medida pode fazer com que eles durem anos a fio, podendo até ser doados para outras crianças. Aplicá-lo pode ser trabalhoso, mas vale a pena!
5. Etiquete os itens
Cada caneta que seu filho perde é um gasto a mais que você terá ao longo do ano. Colocar seu nome é uma medida simples para que, em caso de perda, o material possa ser encontrado. Mesmo nomeando todos os materiais, pode ser que a criança o perca, então orientamos que os pais vejam se há um espaço de achados e perdidos na escola.
6. Mantenha o material escolar organizado
Nada de jogar tudo na mochila: cada item precisa ser colocado em seu devido lugar. O mesmo vale para aqueles materiais que ficam em casa. Aqui, é válido ter um espaço fixo para que elas organizem seus pertences e não os deixem espalhados em qualquer lugar.
7. Cuidado com a lancheira
Basta que ela esteja mal fechada para um verdadeiro desastre ocorrer na mochila de seu filho. Na hora de comprar, certifique-se que ela possui boas travas e que é segura.
Até o próximo!
Bom retorno às aulas!