• Artigos
  • Livros
  • Cursos e Palestras
  • Eventos
  • Sobre Nós
  • Contato
Educa FinanceiraEduca Financeira
  • Artigos
  • Livros
  • Cursos e Palestras
  • Eventos
  • Sobre Nós
  • Contato

Educação Financeira

  • Home
  • Artigos
  • Educação Financeira
  • 20 dicas para utilizar o cartão de crédito de maneira consciente

20 dicas para utilizar o cartão de crédito de maneira consciente

  • Posted by Arethuza Helena Zero
  • Date 08/06/2020

Os cartões de crédito são cruciais quando o assunto é a saúde financeira. Infelizmente, muitas pessoas só aprendem a maneira correta de administrar seus cartões depois de enfrentarem graves problemas financeiros.

Por outro lado, hoje em dia, existem mais informações sobre o crédito do que no passado e os consumidores podem aprender como dominar os cartões de crédito, antes mesmo de ter o seu primeiro cartão.

Cada pessoa que tem um cartão de crédito, ou pretende ter algum dia, deverá aprender essas 20 dicas sobre como ter controle sobre essa ferramenta financeira para poder utilizá-la da melhor maneira possível. Confira!

 

  1. Utilize um aplicativo de controle financeiro

A primeira dica para quem tem problemas para controlar os cartões de crédito é utilizar um aplicativo para controle de gastos que seja capaz de gerenciar essa ferramenta e facilitar a análise das despesas efetuadas.

Muitas pessoas acabam esquecendo de pagar as faturas, atrasando o pagamento ou pagando somente o mínimo, e consequentemente, juros exorbitantes ou comprando mais do que devem porque ou não sabem como funcionam os cartões ou não conseguem controlar os gastos realizados.

 

  1. Escolha o cartão de crédito certo para você

Existem centenas de cartões de crédito para escolher e qualquer um deles poderá ser o melhor ou pior cartão para você.

Antes de pedir o seu cartão, avalie o que você quer de um cartão de crédito: uma taxa de juros reduzida, recompensas ao viajar, sem taxas por transferências ou anuidade e peça aquele que se encaixe nesses critérios.

 

  1. Fique atento às letrinhas pequenas

Com muita atenção, você deverá ler os termos e condições de uso do cartão de crédito, o qual explicará os valores a serem cobrados pelo emissor do cartão.

Uma vez que o seu cartão tenha sido aprovado, você também receberá um contrato explicando todos os detalhes e regras do seu cartão. Vale a pena lê-lo.

 

  1. Entenda as taxas de juros

Muitas pessoas se enrolam com seus cartões de crédito e acabam endividadas simplesmente por não entenderem o conceito de taxas de juros.

É fundamental saber que os juros significam a remuneração cobrada pelo empréstimo do dinheiro, estando diretamente ligados ao valor do dinheiro no tempo.

A grande questão, no caso do cartão de crédito, é que essa remuneração cobrada pelo empréstimo do dinheiro é uma das mais altas do mercado e o fato de não quitar o valor da sua fatura em um mês fará com ele fique bem maior no mês seguinte.

 

  1. Fique atento às taxas

Algumas taxas, como as anuidades, são debitadas automaticamente pelo simples fato de você possuir o cartão. Outras, são cobradas somente em certos tipos de transações.

Logo, entender as taxas cobradas pelo emissor do seu cartão é a única maneira para minimizar o custo final de ter um cartão crédito. Se você administrar o seu cartão de maneira sábia, poderá utilizá-lo gratuitamente.

 

  1. Leia a fatura do seu cartão

Essa pode até parecer uma atitude extremamente simples, mas muitas pessoas a negligenciam, gastando dinheiro desnecessário e demonstrando falta de respeito com suas finanças.

A fatura do seu cartão de crédito contém informações de suma importância sobre as transações realizadas na sua conta no mês passado.

Portanto, não tome como verdade tudo que encontrar na sua fatura. Você pode encontrar pagamentos que não foram aplicados de maneira correta, estornos que nunca foram devolvidos, ou transações fraudulentas na sua conta.

Assim, se você não ler a fatura do seu cartão, nunca encontrará essas falhas ou fraudes. Acredite se quiser, diversas pessoas cometem esse erro.

 

  1. Tenha sua conta online

Administrar seu cartão nunca foi tão fácil. Muitos emissores de cartões permitem que você crie uma conta online para gerir seu cartão de crédito, realizar ou programar pagamentos, revisar transações, acompanhar seu limite de crédito e muito mais.

Você ainda tem a opção de baixar os aplicativos, oferecidos pelo seu banco, para controlar sua conta com mais conveniência.

 

  1. Conheça seus direitos

Todo solicitante e emissor de cartão têm direitos específicos.

Por exemplo, seu emissor do cartão tem que manter a data do pagamento no mesmo dia todos os meses e enviar a fatura do seu cartão antes da data de vencimento.

 

  1. Não fique dependente dos cartões de crédito

Ficar dependente dos cartões de crédito é perigoso e pode levar a dívidas, problemas financeiros e péssimo score de crédito.

Por isso, se notar que está usando o seu cartão de crédito demasiadamente, sem pagar o valor total da fatura, é hora de rever os seus hábitos financeiros. Pague e cancele seus cartões, se isso for necessário para mantê-lo longe de dívidas.

 

  1. Fique atento às datas de vencimento

Pagar as faturas do seu cartão no dia estabelecido (ou mesmo antes) é a chave para evitar futuras taxas e permanecer com um bom score de crédito.

Toda fatura terá a data de pagamento no mesmo dia todos os meses, dessa forma, você não precisará lidar com diferentes datas de vencimento.

A maioria dos emissores de cartões vão permitir que você altere a data de vencimento das faturas se tiver alguma que seja melhor pra você.

Além disso, você pode fazer um check list ou programar alarmes no seu telefone para ficar sempre em dia com as faturas do seu cartão.

 

  1. Pagar tudo é ideal

A melhor maneira para controlar o saldo do seu cartão de crédito é pagar o valor total no final do mês. Ao pagar o valor total, você evita juros e fica fora de dívidas.

Assim, ao se disciplinar para pagar o valor total da sua fatura, você terá uma motivação extra para manter os gastos do seu cartão de crédito sob controle.

 

  1. Sempre verifique seu saldo e o crédito disponível antes de gastar

Antes de efetuar novas compras com seu cartão de crédito, verifique o saldo do seu cartão ao ligar para o SAC ou entrando na sua conta online/aplicativo.

Isso é muito importante se você está planejando fazer muitas compras ou fará uma compra de alto valor com seu cartão de crédito.

 

  1. Mantenha os gastos dentro do seu orçamento

O segredo para manter o limite do seu cartão de crédito, de uma maneira que seja possível pagar tudo cada mês, é considerar seu orçamento à medida que faz suas compras.

Uma vez que tenha excedido esse valor, o qual é possível acompanhar por meio da elaboração de um orçamento, você estará correndo risco de ficar sem recursos para pagar o valor total da fatura neste mês.

 

  1. Assegure-se de que seus pagamentos foram feitos de maneira correta

Não importa se você realizou seus pagamentos de maneira online, por meio de aplicativos ou pagou diretamente na boca do caixa, você deve sempre assegurar-se que seus pagamentos foram efetuados corretamente.

Portanto, entre em contato com o emissor do seu cartão se você perceber qualquer coisa errada com o pagamento, especialmente se não estiver de acordo com os registros do seu banco.

 

  1. Não faça um empréstimo do empréstimo

Isso mesmo, retirar o dinheiro do seu cartão de crédito é considerado um empréstimo e é a pior decisão a se tomar. Não só por que empréstimos sempre estão atrelados a juros altos, mas por que você nunca terá uma segunda chance, caso chegue a atrasar um pagamento.

Os juros começam a contar assim que você retira o dinheiro. Logo, não importa o quão rápido você pague, sempre pagará juros.

 

  1. Não hesite em ligar para o SAC

Você pode e deve entrar em contato com a empresa responsável pelo seu cartão para sanar qualquer dúvida que tenha sobre o seu cartão de crédito.

Portanto, entre em contato com eles, por exemplo, se você encontrou transações fraudulentas, perdeu seu cartão ou teve sua carteira roubada, tem perguntas sobre programas de recompensas, ou queira solicitar um aumento no limite do crédito ou reduzir as taxas de juros.

 

  1. Denuncie cobranças indevidas

Entre em contato com o emissor do seu cartão se perceber transações indevidas que você não realizou, sem importar o valor.

Às vezes, pessoas especializadas em fraudes lançam uma pequena despesa no cartão para confirmar que está válido. Mais tarde, essas mesmas pessoas, efetuam compras maiores com seu cartão de crédito.

As políticas de cartões de crédito normalmente limitam sua responsabilidade com respeito a cobranças fraudulentas, mas prevenir que isso ocorra, diminui os transtornos na busca de soluções para os estornos.

 

  1. Não tenha muitos cartões de crédito

Possuir muitos cartões de crédito dificulta bastante a tarefa de manter o controle. Será complicado manter-se em dia com as datas de pagamentos.

Existirão muitos pagamentos a serem realizados cada mês, podendo gerar uma confusão sobre qual cartão tem limite disponível ou não.

Porém, “muitos cartões de crédito” têm um peso diferente para cada tipo de pessoa. De qualquer modo, se está difícil manter o controle dos seus cartões atualmente, isso é um sinal que você já possui muitos.

 

  1. Não esqueça que o saldo do seu cartão é um empréstimo

Estudos têm demonstrado que pessoas tendem a gastar mais com cartões de crédito que com dinheiro. Esse aumento das despesas nos cartões acarreta um alto índice de endividamento.

À medida que utiliza o seu cartão de crédito, sempre tenha em mente que terá que pagar cada centavo que usar nele. Assim, é interessante você pensar que cada compra feita no cartão está removendo uma parte do seu futuro salário.

 

  1. Procure por cartões com propostas melhores

Fornecedores de cartões estão constantemente lançando melhores cartões de crédito ou atualizando os termos e condições de uso dos cartões antigos.

Se você está pagando uma alta taxa de juros ou seu cartão de crédito não possui um bom programa de recompensas, procure um cartão de crédito melhor.

O emissor do seu cartão poderá estar disposto a fazer-lhe uma proposta melhor só para evitar que você troque de cartão, entretanto, se ainda assim você conseguir alguma oportunidade mais conveniente, não tem motivos para não mudar.

Até o próximo!

Comente com Facebook

Compartilhe:


Tag:banco, benefícios, cartão de crédito, Dinheiro, dívidas, Educação Financeira, fatura, pagamento

author avatar
Arethuza Helena Zero
Arethuza Helena Zero Cientista Social e Pedagoga, com Doutorado em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da UNICAMP, Mestrado em História Econômica (IE- UNICAMP), é autora de artigos e livros sobre educação financeira. Ministra cursos, workshops e palestras sobre o tema Educação Financeira para crianças, adolescentes, pais e educadores.

Previous post

Pesquisa revela que apenas 21% dos brasileiros tiveram educação financeira na infância
08/06/2020

Next post

Escolhendo qual boleto pagar na Pandemia? Saiba como definir prioridades!
24/06/2020

You may also like

Educação financeira reduz uso de linhas mais caras de crédito
5 novembro, 2020
Educação financeira para crianças: de quem é essa responsabilidade?
25 junho, 2020
educa-foto-325
Pesquisa revela que apenas 21% dos brasileiros tiveram educação financeira na infância
16 maio, 2020

Categorias

  • "Bê-á-bá"
  • Consumidor
  • Consumismo Infantil
  • Consumo
  • Consumo Consciente
  • Crianças e Adolescentes
  • Crônica
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Dica do Mês
  • Dinheiro
  • Diversos
  • Economia
  • Educação Financeira
  • Empreendedorismo
  • Eventos
  • Impostos
  • Inadimplência
  • Investimento
  • Mesada
  • Orçamento Familiar
  • Pais e Filhos
  • Vídeos

Últimos Artigos

Educação Financeira Familiar: como organizar o orçamento da família
18nov2020
Dicas para não cair nas armadilhas da Black Friday
12nov2020
6 dicas para as compras durante a Black Friday
11nov2020

logo-eduma-the-best-lms-wordpress-theme

(19) 3090-1435

[email protected]

Informações

  • Artigos
  • Sobre Nós
  • Contato

Conteúdo

  • Educação Financeira
  • Pais e Filhos
  • Orçamento Familiar

Livros

  • Série Primeiros Passos
  • Para Escolas
  • Para Professores

Recomendados

  • Impostos
  • Dica do Mês
  • Economia

Desenvolvido por Ai9.

  • Mapa do site
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site e personalizar anúncios. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.Continuar e Fechar